Ir para o conteúdo
Programa Na Boleia do Brasil

Prefeito Eduardo Pimentel acompanha visita do ministro dos Transportes às obras de duplicação do Contorno Norte

Ministro dos transportes Renan Filho visita as obras do Contorno Norte. Curitiba, 27/01/2026. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou, nesta terça-feira (27/1), a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, às obras de duplicação da PR-418, conhecida como Contorno Norte de Curitiba.

Segundo o prefeito, a obra vai resolver um gargalo histórico da cidade, beneficiando milhares de motoristas que utilizam diariamente uma das principais conexões da Região Metropolitana de Curitiba. Além de facilitar o deslocamento, a duplicação consolida a rodovia como um eixo logístico estratégico, ao conectar áreas industriais, centros comerciais e bairros residenciais.

“Essa é uma obra muito importante, que vai trazer desenvolvimento. Mas o maior benefício que ela vai proporcionar é salvar vidas. Essa duplicação vai garantir mais segurança a todos que utilizam esse trecho diariamente”, afirmou Eduardo Pimentel.

A visita do ministro faz parte da agenda do projeto Na Boleia do Brasil, que realiza vistorias em obras por todo o país. Depois de Curitiba, o ministro segue visitando obras em  Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Durante a visita, Renan Filho parabenizou o prefeito Eduardo Pimentel pelo trabalho realizado em Curitiba e destacou o Paraná como uma potência logística.

“Estamos entregando obras com tarifas mais justas, sem cobrança de outorga, o que significa mais segurança e desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Essa união entre os governos federal e estadual está destravando investimentos que mudam a vida das pessoas”, afirmou o ministro.

O ministro e o prefeito  foram recebidos pelo engenheiro Fabio Trindade, superintendente de obras da Via Araucária, que explicou como é feito o planejamento de trabalho no dia a dia. Atualmente, 400 colaboradores atuam na obra, que tem previsão de conclusão no início de 2027.

“A estratégia da obra é evitar a interação com o trânsito. Apenas em casos muito pontuais teremos o sistema Pare e Siga”, afirmou o superintendente.

As intervenções estão sendo executadas pela concessionária Via Araucária, vencedora do leilão do Lote 1 do sistema rodoviário paranaense, que prevê investimentos de R$ 13,1 bilhões em melhorias nas estradas do Estado.

Nesta primeira fase, a duplicação está sendo realizada em um trecho de 16,76 quilômetros, entre os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo, do Km 5 ao Km 21 da PR-418. Também está prevista a construção de sete viadutos e a implantação de novas vias marginais.

Presenças

Também acompanharam a vistoria da obra: Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas; Marcelo Fachinello, secretário do Governo Municipal de Curitiba; Thiago Bonagura Rodrigues da Silva, secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba; Sandro Alex Cruz de Oliveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná; Márcia Huçulak, deputada estadual; os vereadores Serginho do Posto e Bruno Rossi; e José Dirceu de Matos, administrador Regional de Santa Felicidade.