O prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira (13/10) a série de Oficinas da Visão do Futuro do Plano Diretor. Durante quatro dias - 13, 14, 16 e 17 de outubro - serão discutidos metas e objetivos do planejamento urbano de Curitiba para os próximos 25 anos, considerando as agendas de desenvolvimento federal e internacionais.
Participaram ainda da solenidade de abertura Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Beatriz Batistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap); Marcelo Fachinello, secretário de Governo Municipal; o arquiteto Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Ippuc e coordenador da revisão do Plano Diretor; o vereador Serginho do Posto; a arquiteta Marcela Guarnieri, representante da ONU-Habitat; e o economista urbano Alberto Paranhos. A vereadora Rafaela Lupion também esteve presente.
“Estamos mais perto de 2050 e, mais do que nunca, o planejamento é necessário. Cabe aos técnicos se permitirem ousar para buscar soluções cada vez mais inovadoras. A gestão do diálogo é aberta e discute as convergências. Curitiba se prepara com muita qualidade para o futuro que está tão perto”, disse Eduardo Pimentel.
Para estimular os debates, o economista urbano Alberto Paranhos, consultor do Ippuc, resgatou a vocação de planejamento urbano de Curitiba, desde a celebração do Dia Mundial do Habitat, em que a cidade sediou o evento mundial, em 1995, durante a inauguração da Rua da Cidadania do Boqueirão. “Curitiba é amada por quem mora e por quem a visita e o que importa é comparar a cidade com ela mesma ao longo do tempo. Agora precisamos também aprender com parceiros que já adotaram e aperfeiçoaram nossas soluções”, observou.
Além de ser mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor, o evento faz parte do Circuito Urbano da ONU-Habitat, série de ações promovidas em todo o país para celebrar o Outubro Urbano e provocar reflexões sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. Ao longo do dia, os participantes foram divididos em grupos de discussão, dentro da metodologia Our City Plans, elaborada em 2020 pela ONU-Habitat e que é ferramenta facilitadora de participação comunitária.
“Gestão democrática é uma constante e estamos sempre aprendendo. Temos que ter tempo para pensar o futuro da cidade. Vamos construir a visão de futuro que entende os desafios contemporâneos como a crise climática, envelhecimento da população e a mobilidade para elaborar as melhores propostas para o Plano Diretor”, explicou Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
A abertura foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Circuito Urbano e a programação completa pode ser verificada neste link. O conteúdo também está disponível na plataforma ReDus.
Toda a comunidade pode participar dos eventos, em qualquer tempo. É possível fazer inscrição em cada um dos dias das oficinas - 14/10, 16/10 e 17/10 - ou participar em qualquer um dos momentos da agenda, entre 9h e 17h, no Memorial de Curitiba.