Integrantes da premiada Banda Musical da Caximba visitaram, nesta quinta-feira (7/8), o gabinete do prefeito Eduardo Pimentel. Durante o encontro, o prefeito elogiou o grupo, que conquistou prêmios em concurso de bandas marciais na Alemanha e fez um convite para uma apresentação durante a entrega de 100 novas moradias do projeto Bairro Novo do Caximba, prevista para o fim deste mês.
Paleontóloga revela como é a vida de um cientista e ensina estudantes de Curitiba sobre fósseis
Cine Passeia chega à última parada desta temporada com sessão gratuita na Regional Bairro Novo
Formado por alunos do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, o grupo representou o Brasil no European Music Contest 2025, o maior torneio de bandas realizado na Europa, de 3 a 6 de julho, em Rastede, na Alemanha. Na bagagem, trouxeram três prêmios: 2º lugar nas categorias Marchant Entertainment e Concerto e 4º lugar categoria Marcha. Com as conquistas, a banda tem garantida a qualificação para o mundial no México (2026) e na Irlanda (2027).
“Curitiba já é reconhecida no mundo e agora a Banda da Caximba também. É um orgulho enorme para a cidade e para os curitibanos”, afirmou Pimentel.
A viagem para a Alemanha teve apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que operacionalizou toda a logística e promoveu concerto para arrecadar recursos e complementar a verba parlamentar que custeou o transporte e hospedagem do grupo de 44 pessoas.
O maestro Vitor Rodrigues, que conduz o projeto sociocultural desde 2008, contou da emoção da viagem e da receptividade na Alemanha. “A cidade nos abraçou fortemente. Os jornais locais destacaram nossa presença e o público foi caloroso. Mas o maior prêmio foi ver o orgulho da nossa comunidade tanto na ida como na chegada, comemorando junto cada conquista”, contou.
O torneio reuniu 77 bandas de nove países e quase 2.800 participantes em quatro dias de apresentações avaliadas por um júri internacional.
Também participaram da visita ao prefeito os integrantes da banda Sérgio Maquines, Elisson da Silva de Souza e Ana Cláudia Fagundes, além do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, o admnistrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, e a chefe do Núcleo Regional da FCC, Patrícia Silva.