Na próxima segunda-feira (25/8) começam as pré-conferências municipais de proteção animal de Curitiba. Os eventos serão realizados nos auditórios das dez administrações regionais da cidade, sempre às 19h.
Os encontros são promovidos pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Neles, a população pode conhecer e opinar sobre as ações feitas pela rede.
As pré-conferências também são importantes para definir os nomes dos delegados que vão concorrer às vagas do Conselho Municipal de Proteção Animal (Comupa) durante a Conferência Municipal de Proteção Animal, que vai acontecer no dia 29 de novembro.
“Poderão pleitear a participação como delegados os protetores independentes com cadastro ativo junto à Rede de Proteção Animal e que residam em bairros de abrangência das respectivas administrações regionais”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.
A escolha dos delegados é uma atribuição da conferência desde a assinatura do Decreto Municipal 1391 de 2019. Serão cinco indicações da comunidade local. Segmentos que compõem o Comupa também indicam delegados.
Recadastramento
Neste ano, a Rede de Proteção Animal levará equipes às pré-conferências para fazerem o recadastramento dos protetores. A validação ocorre anualmente e garante acesso aos diversos serviços, como o Programa Municipal de Castração Gratuita de Cães e Gatos, campanhas de ação clínica e vacinação, participação nos eventos de adoção e a contemplação na distribuição de rações pelo Programa Banco de Ração para Animais.
Os protetores que participarem das pré-conferências vão receber voucher para retirada de mais de 30 kg de ração para cães, caracterizando novo repasse do programa Banco de Ração.
Comupa
O Conselho, criado pela Lei 11.398/2005 – posteriormente alterada pela Lei 14.2018/2012 –, estabelece um colegiado de instituições que tenham como escopo de atuação a proteção aos animais.
Integram o Comupa, por parte do município, as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e da Educação. Além do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV PR) e do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBIO PR).
Entidades representativas de classes ligadas aos animais e universidades com cursos de Veterinária, Biologia e Zootecnia com sede em Curitiba também participam. Há representação, ainda, da Câmara de Vereadores, de organizações de veterinários, biólogos e zootecnistas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, de associações de moradores e de organizações de proteção animal de Curitiba.
Âncora
Agenda das reuniões regionais
Todas as pré-conferências começam às 19h
Fazendinha/Portão
Data: 25/8 (segunda-feira)
Local: Rua da Cidadania da Fazendinha, Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha
Cajuru
Data: 26/8 (terça-feira)
Local: Rua da Cidadania Cajuru, Avenida Maurício Fruet, 2.150, Cajuru
Pinheirinho
Data: 27/8 (quarta-feira)
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho, Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso
CIC
Data: 28/8 (quinta-feira)
Local: Rua da Cidadania CIC, Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC
Boqueirão
Data: 29/8 (sexta-feira)
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão, Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Carmo
Boa Vista
Data: 1/9 (segunda-feira)
Local: Rua da Cidadania do Boa Vista, Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista
Matriz
Data: 2/9 (terça-feira)
Local: Rua da Cidadania da Matriz, Praça Rui Barbosa, 101, Centro
Santa Felicidade
Data: 3/9 (quarta-feira)
Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade, Rua Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade
Bairro Novo
Data: 4/9 (quinta-feira)
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo, Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado
Tatuquara
Data: 5/9 (sexta-feira)
Local: Rua da Cidadania Tatuquara, Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara