O programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE) formou mais 111 adolescentes para o mercado de trabalho. A cerimônia foi realizada virtualmente, em função da pandemia da covid-19, e transmitida pelo canal da Fundação de Ação Social (FAS), gestora do programa, no Youtube, nesta sexta-feira (12/12)
Esta foi a quarta turma do PPE que atende jovens de 14 a 17 anos, preferencialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e atendidos pela FAS. Desde que foi lançado, em 2018, o PPE ofertou 2.500 vagas e capacitou 954 jovens.
Além dos formandos, a cerimônia reuniu gestores do programa e representantes das instituições parceiras que trabalham na formação das adolescentes.
Isabeli Eduarda Teixeira dos Santos, da turma da Regional CIC, fez uma homenagem aos formandos e falou da importância do PPE.
“Foram meses de muito aprendizado, leituras, avaliações, prazos a cumprir, superação de desafios. Saímos deste percurso mais fortalecidos e capazes para novos desafios”, disse Isabeli.
Assim como os formandos, também foram homenageados os servidores da FAS envolvidos no desenvolvimento do programa, os parceiros e os familiares e responsáveis pelos jovens.
“A FAS tem missão de fazer com que as oportunidades cheguem a quem mais precisa e com essa formatura confirmamos que a fundação cumpre esse importante papel”, disse o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.
Parcerias
O PPE é resultado de um esforço do município e de instituições parceiras que, com a motivação os adolescentes, pode fazer uma grande transformação social.
O presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), Domingos Murta, prestigiou a formatura virtual e falou da satisfação de ser um dos parceiros do PPE. “O CIEE é muito honrado de participar desta formatura que tem a ver com o futuro de nossos jovens. Precisamos encontrar formas de diminuir as desigualdades no país e isto é possível com inclusão de jovens no mundo do trabalho”, disse ele, que estava em agenda de trabalho na região Norte do Estado.
O programa
O PPE foi lançado no final de 2018 para ampliar as possiblidades de jovens que moram em Curitiba ao mercado de trabalho, principalmente na condição de aprendiz. O programa oferece um percurso formativo que permite que os estudantes tenham acesso a conteúdos que promovem o desenvolvimento profissional e comportamental.
Durante o curso os adolescentes têm reforço de português e matemática, informática básica, descobrem ferramentas de gestão, desenvolvem projetos e são estimulados ao autoconhecimento e percepção das suas relações com o mundo e com os resultados que desejam para si mesmos.
Presenças
A formatura teve ainda a participação de representantes de todas as instituições parceiras, como a orientadora de projetos da Associação Júnior Achievement Paraná; de Leandro Rafael Pinto, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR); e de Nicole Marin, consultora de gestão de pessoas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Representando a FAS, participaram a diretora de Apoio à Empregabilidade, Melissa Cristina Alves Ferreira, e a coordenadora Roberta Carnasciali dos Santos, e a gerente do PPE, Francielli Hass.