Técnicos da Prefeitura de Porto Alegre estão em Curitiba para conhecer detalhes de projetos de interesse da capital Gaúcha, em especial das Ruas da Cidadania, postos avançados da prefeitura nas Administrações Regionais. A agenda técnica foi marcada a pedido do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em reunião com o prefeito Rafael Greca, realizada no início de janeiro.
Recebidos, nesta quarta-feira (2/2), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) pelo presidente Luiz Fernando Jamur, o secretário de Governança de Porto Alegre, Cassio Trogildo, o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; a coordenadora administrativa Verônica Pereira e o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, passaram o dia em reuniões com representantes do corpo técnico do instituto e da Secretaria do Governo Municipal (SGM).
“A condição primordial para a construção de uma Rua da Cidadania é a integração do equipamento ao sistema de transporte público para facilitar o acesso da população aos serviços ofertados”, explicou Jamur.
Outro ponto relevante, segundo o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, é o de contar, nesses equipamentos, com um corpo técnico capacitado para garantir o atendimento e dar respostas às demandas da população.
“A maioria dos funcionários lotados nas Ruas da Cidadania é de servidores públicos, que têm domínio da estrutura e conhecimento da cidade e da região em que atuam. Isso é um fator importante para eficiência dos serviços prestados à população”, reforçou Jamur.
Na reunião, os secretários da Prefeitura de Porto Alegre também trataram de aspectos relacionados ao sistema viário e transporte, manutenção e zeladoria urbanas, recursos provenientes de emendas parlamentares e o suporte da Central 156 de Atendimento ao Cidadão.
A comitiva da Prefeitura da Capital Gaúcha segue com agenda em Curitiba até sexta-feira (4/2), com visitas programadas às Ruas da Cidadania do Boqueirão e de Santa Felicidade, à Fazenda Urbana e à Câmara Municipal.
Ruas da Cidadania
Atualmente, Porto Alegre tem 17 subprefeituras que desempenham articulação direta com os moradores, sob a coordenação da Secretaria de Governança e presta serviços como a manutenção urbana, pela Secretaria de Serviços Urbanos. O desafio apresentado pelos técnicos gaúchos está em reduzir as despesas e melhorar os processos que envolvem a zeladoria da cidade.
Curitiba tem dez Ruas da Cidadania. As Ruas da Cidadania, sedes das administrações regionais e polo de serviços públicos, municipais, estaduais e federais, foram criadas na primeira gestão de Rafael Greca prefeito (1993-1996). Financiados com recursos do BID (num pacote que também trouxe a inovação dos ônibus biarticulados para a cidade), os equipamentos consolidaram a descentralização administrativa com a oferta de serviços e também a integração de transporte.
Entre os serviços e postos de atendimento existentes nas Ruas da Cidadania estão o Sacolão da Família, emissão de Cartão Transporte pela Urbs; Conselho Tutelar, Núcleo Regional da Educação, Núcleo Regional do Esporte, Lazer e Juventude, Núcleo Regional da Fundação Cultural, Núcleo Regional da Fundação de Ação Social, Módulo da Guarda Municipal, Espaço Empreendedor, Agência de Atendimento da COHAB, Núcleo Regional de Planejamento, Finanças e Orçamento, Núcleo Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, Núcleo Regional do Urbanismo, Posto de Atendimento do Instituto de Identificação do Paraná, Posto de Atendimento da Copel e Unidade de Atendimento do SINE.
Os equipamentos também são dotados de auditório e quadras poliesportivas cobertas. Todos os equipamentos urbanos no entorno da Rua da Cidadania fazem parte do conceito de oferecer à população uma gama de serviços públicos concentrados em um só lugar.
A CIC é a única Regional entre os dez postos avançados da Prefeitura a não ter sede própria. O projeto do equipamento já foi contratado pelo Ippuc e está em fase final de execução. A ser instalada na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba, a nova Rua da Cidadania será um equipamento inovador, com foco no reaproveitamento energético e geração de energia limpa. Desenhada pelo Ippuc, a nova estrutura terá a captação de energia solar, por placas fotovoltaicas, e também reservatório para o reuso da água da chuva.
Participantes
De parte do Ippuc, participaram da reunião as diretoras de Projetos e Informações, Célia Bim e Liana Vallicelli, a coordenadora do Sistema Viário, Guacira Civolani e o coordenador de Projetos, Mauro Magnabosco. Da SGM, estiveram presentes o superintendente de manutenção urbana, João Carlos Vidal Filho; o assessor técnico Paulo Victor Lucca; o Diretor Técnico Legislativo, Rodrigo Ajuz; o assessor técnico Rodrigo Puig; o diretor de Programas e Projetos da SGM; Leandro Fischer e os coordenadores junto à Central 156, Cilmara Rosa Batista e William Belém.
Leia mais