Leituras interativas sobre o sentimento que une avós e netos marcaram a tarde desta quarta-feira (dia 16/7) na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural. A atividade abriu a programação organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), em parceria com a Fundação Cultural, para reunir as duas gerações. A programação faz parte das atrações ofertadas na cidade durante o período de férias escolares e também marca as comemorações do Dia dos Avós (26/7).
Para instigar a participação do grupo, a mediadora de leitura Nathália Casarin escolheu dois livros. O primeiro foi “Colo de Avó”, escrito por Roseana Murray e ilustrado por Elisabeth Teixeira, com pequenas histórias sobre as diferentes avós que existem e, de acordo com o estilo de vida de cada uma, fazem questão de participar da vida dos netos. A atividade foi encerrada com “Vô Jerônimo disse sim”, uma história real de Maria Fernanda Bruni Daldin e ilustrada por Alessandra Tozi sobre um idoso que aceita o convite de uma menina para ser avô dela.
Companheirismo
Avó de três netos – com 18, 12 e 6 anos – Ana Emerentina de Melo levou o menor, Samuel, para a leitura. “Acho que essa atividade é mais pra ele, que ainda é pequeno”, explicou ela, que sempre procurou estar próxima de todos e participar do desenvolvimento de cada um. “Hoje dá pra perceber que o Samuel, por exemplo, se encanta com coisas que eu mostrei pra ele, como as plantas, a natureza e fazer caminhadas”, contou.
Lara, de 4 anos, foi com a avó, Silvana Rueda, e a bisavó, Nai Coradi, para a programação intergeracional. Nai, por sua vez, convidou a irmã, Elian Coradi, para levar a neta Luma, de 6 anos. A atividade foi duplamente especial para Luma. Além de conhecer um espaço cultural diferente e se divertir com outras crianças, ela teve um desejo atendido: “andar no ônibus vermelho”, disse a pequena, referindo-se ao ônibus expresso, que foi o primeiro veículo de transporte da cidade a circular em canaleta exclusiva.
A secretária da SMDH, Amália Tortato, destacou a importância da proposta. “A ideia é proporcionar oportunidades de convívio e descobertas entre gerações e estimular os idosos a estarem sempre em movimento, para o envelhecimento ativo e saudável”, disse. A SMDH é o órgão da Prefeitura encarregado de formular políticas públicas para a pessoa idosa, entre outros segmentos sociais.
A próxima atividade destinada a crianças e seus avós está marcada para a tarde do dia 26/7, no Teatro da Vila, na CIC.