Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte

Portal do Futuro Bairro Novo é espaço para treinamento de equipe de roller derby

Todas as quintas-feiras e sábados, um grupo de mulheres ocupa o ginásio do Portal do Futuro Bairro Novo, no Sítio Cercado, para praticar um esporte ainda considerado exótico no Brasil. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Todas as quintas-feiras e sábados, um grupo de mulheres ocupa o ginásio do Portal do Futuro Bairro Novo, no Sítio Cercado, para praticar um esporte ainda considerado exótico no Brasil. Equipadas com capacetes, protetores de cotovelos e joelhos e um par de patins, elas formam a Blue Jay Rollers, única equipe curitibana de roller derby, uma modalidade competitiva nascida em 1937, nos Estados Unidos, e que chegou ao País há cerca de cinco anos.

A Blue Jay Rollers foi formada há quatro anos. São 14 integrantes que têm entre 20 e 30 anos e que se dedicam a treinar e divulgar o esporte na cidade, quem sabe em busca de um adversário para jogos.

A oportunidade de treinar no Portal do Futuro Bairro Novo, o que ocorre desde março, trouxe uma nova motivação para as jogadoras, que podem se dedicar mais regularmente ao esporte.

“O Portal foi o melhor espaço que já tivemos para treinar. Antes, a gente não tinha um lugar fixo. Com o Portal, podemos planejar os treinamentos e temos um horário só nosso”, diz Gheysa Marques, umas integrantes da equipe.

O Portal do Futuro é um dos principais programas da atual gestão. Visa fortalecer e apoiar crianças e jovens com idade entre 10 e 29 anos, para que conquistem autonomia e se preparem para uma vida produtiva e saudável. Estão em funcionamento seis unidades, nas regionais Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru, CIC, Tatuquara e Matriz. Para o ano que vem mais duas unidades, já em construção, deverão ser inauguradas nas regionais Boa Vista e Santa Felicidade.

Roller

Nos locais onde é praticado, como Estados Unidos e Canadá, o roller derby é um esporte predominantemente feminino, de alto contato, que exige muita força física e agilidade. É disputado em uma quadra, por duas equipes de cinco jogadoras, que patinam na mesma direção. O objetivo é de ultrapassar membros do outro time. Cada vez que isto acontece, marca-se pontos.

A equipe treina no Portal cinco horas por semana, mas, como não tem adversárias na cidade, disputa alguns amistosos periódicos contra times de fora de Curitiba. O objetivo principal, no momento, é desenvolver o esporte e superar as dificuldades.

“Praticamos o roller derby por uma série de motivos, mas, principalmente, porque é um grande desafio. Além de ser um esporte difícil, temos que superar outras dificuldades como o fato de ser uma modalidade desconhecida, ainda com pouco apoio. Isto nos motiva”, diz Cyntia Wons.

O time não tem um treinador e se aprimora por meio de orientações de técnicos de outras equipes e vídeos na internet. “O roller derby é um esporte que reúne a parte lúdica dos patins, força física e agilidade e não exige nenhum tipo físico especial para praticá-lo”, conta Gheysa Marques.

Segundo Gheysa, a equipe ainda tem muito que evoluir tecnicamente. “Temos 14 jogadoras, mas algumas não têm a habilidade para o jogo e precisam de mais treinamento”.

O objetivo principal do time para este ano é participar do campeonato brasileiro, que será disputado em novembro, no Guarujá (SP).  A participação não será competitiva. O objetivo é fazer intercâmbio técnico, participar de alguns jogos para equipes iniciantes e ganhar experiência.  

“Nosso objetivo principal é desenvolver o esporte na cidade e depois começar a disputar competições”, diz Gheysa Marques.

Para que isto aconteça, a equipe está organizando um recrutamento de novas jogadoras. A seleção acontecerá no próximo dia 26, no Portal Bairro Novo. As interessadas devem entrar em contato pela página da equipe Blue Jay Rollers, no Facebook.