Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Operação especial

Pontes sobre o Rio Atuba começam a ganhar vigas gigantes neste fim de semana

Lançamento de vigas de concreto marcam início de importante etapa na construção do novo viaduto Curitiba Pinhais. Foto: Valquir Aureliano/SECOM (arquivo)

Neste sábado (30/8), a Prefeitura de Curitiba começa a operação especial para transporte, içamento e lançamento das vigas longarinas de concreto das duas novas pontes que serão erguidas sobre o Rio Atuba. As pontes serão paralelas ao novo viaduto Curitiba-Pinhais, que será construído no limite entre os dois municípios. 

Para o trabalho, serão necessárias alterações no trânsito na região do Capão da Imbuia e Bairro Alto. A Rua Paulo Kissula, na esquina com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, terá bloqueios de sábado (30/8) a segunda-feira (1/9). De terça (2/9) a sábado (6/9), o trânsito volta ao normal. No domingo seguinte (7/9), uma segunda etapa de lançamento das peças vai exigir nova alteração.

VEJA AQUI OS DESVIOS  ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

610,5 toneladas de concreto

Serão instaladas 12 vigas longarinas, cada uma com aproximadamente 33 metros de comprimento e pesando pouco mais de 50 toneladas. As peças serão transportadas individualmente do canteiro de obras, localizado a cerca de 1 km de distância, até o ponto de instalação, onde serão posicionadas uma a uma.

Serão seis vigas para cada ponte e, juntas, elas somam 610,5 toneladas. As pontes paralelas ao futuro viaduto vão melhorar o fluxo d e veículos na região.

Quando prontas, cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e contará com duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. 

Novo Inter 2

A intervenção integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana de Curitiba.

“A construção do Viaduto Curitiba-Pinhais busca melhorar a fluidez do tráfego na região e fortalecer a integração metropolitana, em especial no eixo do transporte coletivo”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Avanço nas obras

De acordo com Marina Solek, engenheira da Secretaria Municipal de Obras Públicas e fiscal da obra, após o lançamento das peças começam as etapas de execução da laje, encaixe com as pistas marginais que também estão em implantação e a preparação para aplicar as camadas de pavimentação (sub-base, base e asfalto).

“Na sequência, ocorrerá a conformação das camadas de pavimentação para permitir a trafegabilidade pela nova estrutura”, diz Marina.

Frentes de trabalho em andamento

Paralelamente ao posicionamento das vigas, outras frentes de trabalho estão em andamento nas áreas de obra, como o preparo da execução das estacas para a fundação da terra armada, pavimentação das vias marginais, revitalização das redes de drenagem, revitalização do calçamento, nova geometria das vias e implantação dos meios-fios.

As obras são coordenadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, com acompanhamento técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), organismo da Prefeitura responsável pela gestão de projetos estruturantes com financiamento de bancos internacionais.

O investimento é de R$ 68.797.559,49 e a previsão é de que os trabalhos, cuja ordem de serviço foi assinada em 28 de março, sejam finalizados em 18 meses.