Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Plataforma Conecta é novo canal de participação do Plano Diretor

Plataforma Conecta é novo canal de participação do Plano Diretor.

Na esteira do sucesso da plataforma do Fala Curitiba, conduzido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o processo de revisão do Plano Diretor abre um novo canal de comunicação com a sociedade civil. Em uma parceria com o Imap, o Instituto Cidades Inteligentes (ICI) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Plataforma Conecta agora também tem um ambiente dedicado à escuta comunitária online para coletar as sugestões dos cidadãos para o desenvolvimento urbano sustentável da capital. 

Por meio do link https://conecta.curitiba.pr.gov.br/plano-diretor/login e o cadastro pelo e-Cidadão, é possível participar da revisão, conduzida pelo Ippuc. A página inicial traz um resumo dos objetivos da escuta e também pode direcionar o usuário para o site do Plano Diretor. Também há formulários em papel disponíveis nas administrações regionais.

A consulta online será realizada em cinco fases. Na primeira, até dia 31 de agosto, o participante avalia os 12 desafios pré-definidos, considerando sua concordância com os temas propostos, e também pode sugerir novas demandas de acordo com os P's da metodologia: Planeta (meio ambiente), Paz (segurança e defesa civil), Prosperidade (economia), Patrimônio (cultura), Parcerias (governança) e Pessoas (social).

Depois desta etapa, durante o mês de setembro, será o período de definição dos valores que devem pautar o desenvolvimento sustentável de Curitiba. Será possível selecionar a partir de uma lista pré-definida - dignidade, inclusão, inovação, participação, pertencimento, prosperidade, resiliência, sustentabilidade – ou ainda sugerir algum diferente do proposto.

A terceira fase, de 15/09 a 15/10, será para a construção da visão compartilhada de desenvolvimento sustentável para Curitiba. Essa etapa também será complementada com a Oficina Curitiba Visão 2050, que ocorre durante a programação do Outubro Urbano, uma série de eventos e debates sobre planejamento urbano que será realizado pelo Ippuc em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Em novembro, até dia 30/11, os participantes vão ajudar a validar os principais objetivos de desenvolvimento sustentável de Curitiba, que serão definidos nos debates no âmbito do Outubro Urbano. Na última fase, entre 1/12 e 1/3/2026, será o momento de indicação de até três propostas para o Plano Diretor. 

“A efetividade da participação ao longo do processo é fundamental para que o cidadão se torne um parceiro da implementação do plano, e quantos mais canais disponíveis, maiores as chances de dar legitimidade e inclusão a elaboração do planejamento urbano”, explica Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador geral da revisão do Plano Diretor.

Comunicação

A Plataforma Conecta agrega mais uma camada de participação e comunicação do Plano Diretor. Além do site próprio e dos canais e redes sociais da Prefeitura de Curitiba, a equipe técnica ainda mantém ativos grupos de whatsapp, email, agenda para reuniões bilaterais presenciais, oficinas comunitárias, estratégicas e técnicas que debatem as diretrizes do desenvolvimento da cidade.

“O objetivo aqui é oferecer diversas oportunidades para que a comunidade e a sociedade civil organizada se manifestem sobre a cidade que queremos”, diz Rafael Mueller, coordenador executivo do processo.