Das 376 ações planejadas pela Prefeitura de Curitiba para o período de 2022 a 2025 e que constam no Plano Plurianual (PPA) da cidade, 12% foram executadas já no primeiro ano. Isto significa que 61% das 62 metas estabelecidas foram atendidas em apenas um ano de trabalho.
Entre as realizações estão a oferta de 52.675 vagas de Educação Infantil ano passado, quando a meta era atingir 51.221 até 2025, e a integração de 15 municípios da Região Metropolitana ao Conselho Metropolitano de Defesa Civil. Agora são 21 cidades reunidas na entidade.
A informação fez parte da apresentação feita por representantes do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) sobre a implementação do plano, nesta terça-feira (9/5), na Câmara Municipal, durante a audiência pública marcada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização do órgão.
O PPA atua como ferramenta de apoio à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). É nele que se estabelecem os objetivos a serem atingidos pela Prefeitura no quadriênio, ano a ano.
A íntegra do documento poderá ser acessada pelos interessados pela página eletrônica do Imap e pelo Portal de Transparência.
Na prática
Entre as realizações estão a oferta de 52.675 vagas de Educação Infantil ano passado, quando a meta era atingir 51.221 até 2025, e a integração de 15 municípios da Região Metropolitana ao Conselho Metropolitano de Defesa Civil. Agora são 21 cidades reunidas na entidade.
Também se destacam a implantação da unidade de ação social Casa de Passagem Padre Pio, o projeto Empreendedora Curitibana, o estímulo ao desenvolvimento de startups, ações ambientais relacionadas à destinação correta de lixo e o projeto Caminhar Melhor, de acessibilidade para pedestres.
Impressões
As informações foram consideradas satisfatórias pelo presidente da Comissão, vereador Sérgio Balaguer (Serginho do Posto). “Como um dos vereadores que aprovaram o PPA e têm o dever de acompanhar os seus desdobramentos, estou muito satisfeito com os resultados, que refletem a aplicação dos recursos públicos nas diferentes áreas da administração municipal”, disse.
A apresentação foi feita pelo presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e pela diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do instituto, Adriane Cristina dos Santos, e resume o relatório referente ao desempenho do primeiro ano do PPA 2022-2025. Foi a segunda prestação de contas feita pelo órgão. A primeira aconteceu no ano passado.
“Os números são muito favoráveis porque medem o primeiro ano da nova gestão do prefeito Rafael Greca sob as diretrizes do atual plano. Estamos falando sobre avaliar e medir os resultados restritos a um ano de trabalho”, observou Matschinske. Ao fim da apresentação, foi aberta a palavra para os 32 vereadores presentes.
Programas de governo
A avaliação de desempenho abrange ao cumprimento de sete programas desenvolvidos pela administração municipal. Entre eles estão Viva Curitiba Que Não Dorme, de estratégias de ação social e defesa social, além de defesa civil; Viva Curitiba Cidadã, para ações culturais, habitacionais, educacionais, de esporte e lazer e de segurança alimentar; e Viva Curitiba Saudável, sobre promoção, prevenção e assistência à saúde.
Além desses, há o Viva Curitiba Tecnológica, para ações ligadas a empreendedorismo e novas tecnologias; Viva Uma Nova Curitiba, de ações ambientais e voltadas para o desenvolvimento do turismo; Viva Curitiba Mais Ágil, sobre transporte e acessibilidade urbana; e Viva Curitiba Transparente, sobre o acesso da população às informações referentes à administração pública municipal, admissão e capacitação de servidores, além de políticas de igualdade étnico-racial.