Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Portão

Piloto no aplicativo de saúde, US Parolin é referência em prevenção

Piloto no aplicativo de saúde, US Parolin é referência em prevenção. Foto: Divulgação

A Unidade de Saúde Parolin foi a base do lançamento do aplicativo Saúde Já Curitiba, em abril de 2017, para o agendamento do atendimento com a enfermagem nos postos de saúde, evitando a necessidade de ir para a fila de madrugada, em busca de senha.

Na quarta versão desde o lançamento, a ferramenta permite também agendamento de atendimento com a odontologia, confirmação de encaminhamentos de consultas com especialistas, acesso à carteira vacinal virtual, informações sobre o pré-natal das gestantes e orientações para situações de emergências em saúde.

A US Parolin é uma unidade com Alto IVAB (Índice de Vulnerabilidade por Áreas de Abrangência). De janeiro julho de 2019 foram feitas 18 mil consultas, sendo 10,9 mil médicas e sete mil de enfermagem.

A região atendida pela unidade é foco de um trabalho intensivo de prevenção à leptospirose e dengue, considerando a proximidade de rios e possibilidade de enchentes. No último dia 22 de agosto, a Prefeitura promoveu encontros com moradores, na sede da Associação de Moradores do Parolin, para orientação em relação a dengue, leptospirose e vacina contra febre amarela e sarampo.

Também são modelo de trabalho na US Parolin as ações de planejamento familiar e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, realizadas desde junho deste ano, para colocação de implantes subdérmicos para adolescentes em situação de drogadição e/ou rua, com maior vulnerabilidade para engravidar (24 implantes realizados).

Equipe

A US, que integra o Distrito Sanitário do Portão, tem 16,6 mil pessoas com cadastro definitivo para atendimento. São quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, três de Saúde Bucal e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com fisioterapeuta, profissional de educação física, nutricionista, psicólogo e farmacêutico.

O atendimento na US Parolin é gerenciado pela autoridade sanitária local com o suporte de quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, 14 auxiliares de enfermagem, cinco auxiliares e dois técnicos de saúde bucal e quatro agentes comunitários.

A unidade também conta com o Projeto Nascer no Parolin: duas vezes por mês uma das salas vira estúdio fotográfico para mães e bebês recém-nascidos lá atendidos. O projeto Nascer no Parolin usa a fotografia em estilo “newborn” para eternizar memórias e estimular vínculos afetivos e cuidados no primeiro ano de vida dos bebês.

 

Atendimentos (de janeiro a julho/2019)

- Consultas médicas: 10.981 (média mensal de 1.568)
- Consultas de enfermeiros: 7.051 (média mensal de 1.007)
- Procedimentos da equipe de enfermagem (enfermeiro + auxiliar de enfermagem): 44.240 (média mensal 6.320)
- Pessoas atendidas na odontologia: 3.465 (média mensal 495)
- Número de gestantes:176 atualmente
- Número de hipertensos 711 atualmente
- Número de diabéticos: 514 atualmente
- Crianças: 4.815 de 0 a 19 anos atualmente (148 são menores de 1 ano)
- Programa do Idoso: 1.794 atualmente