As regionais Matriz, Portão, Boqueirão e Boa Vista são as que apresentam maior vitalidade empreendedora entre as nove áreas da divisão administrativa de Curitiba. Nas regionais Pinheirinho e Cajuru é o alto porcentual de crianças e adolescentes que chama a atenção. Os dados estão em uma pesquisa realizada pela Agência Curitiba, que traçou o perfil econômico das nove administrações regionais.
O estudo fornece informações para nortear investimentos de micro e pequenos empreendedores que tenham a pretensão de abrir negócios em Curitiba, além de orientar futuras políticas públicas.
O Perfil das Regionais faz parte de um projeto que a Agência Curitiba passou a desenvolver este ano, o Observatório Econômico de Curitiba. O núcleo tem por finalidade a pesquisa, a coleta, a elaboração, o tratamento e a disseminação de dados estatísticos sobre o município.
Ramos de atividades existentes, vitalidade e potencial econômico e a estratificação da população por faixa etária, distribuída pelos bairros que compõem as regionais, são alguns dos índices apontados pelos perfis. O estudo cruza dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Finanças, que aponta o potencial econômico, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e do Censo Demográfico do IBGE de 2010.
Radiografia econômica
“É a primeira radiografia econômica básica do município”, diz a presidente da Agência Curitiba, Gina Gulineli Paladino. Ela explica que o estudo serve tanto aos trabalhadores, que podem buscar colocação nas áreas onde estão concentrados os segmentos de interesse, como aos empreendedores, que podem identificar vazios ou lacunas existentes nos bairros e em quais setores.
Gina ressalta que o estudo pode dirigir os empreendedores e os investimentos para espaços vazios, com a melhoria da distribuição dos empreendimentos pela cidade: “O poder público precisa lutar pela descentralização para que todos tenham as mesmas oportunidades e a mesma qualidade de vida de regiões mais desenvolvidas”.
Um bom planejamento urbano trabalha para manter a população no bairro, o que reflete no tempo de deslocamento do trabalhador, no uso do transporte coletivo, no tráfego de veículos, na saúde, desafogando regiões com maior adensamento.
O estudo está servindo, por exemplo, de base para que a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego defina estratégias para organizar programas de qualificação, de acordo com as características de cada bairro.
Características
Comparada às outras regionais, a Matriz lidera todos os índices econômicos, devendo ser observada como uma exceção. Composta por 18 bairros, a Matriz só não tem a maior concentração populacional, ocupando a quarta posição nesse critério.
Em seguida vêm as regionais Portão, Boqueirão e Boa Vista. Em 2011, a Regional Portão possuía 28.944 empresas, seguida pelo Boqueirão com 20.779 e Boa Vista com 20.477 empreendimentos.
Em contrapartida, ocupam a sétima, oitava e nona posição no potencial de crescimento de negócios as regionais Pinheirinho, CIC e Bairro Novo.
Gina lembra que nas regionais que apresentam maior potencial de crescimento há carências de atividades diversas porque, em muitos casos, ocorre a concentração de algumas cadeias produtivas, como acontece no Boqueirão, onde há predominância da cadeia do setor têxtil. “Enquanto que as regiões que não exibiram a mesma performance podem indicar novos espaços para empreendimentos”, diz.
Outro dado que chama a atenção na Regional Pinheirinho é o percentual de crianças (0 a 14 anos) e de jovens (15 a 29 anos). Essa faixa etária concentra 52,58% da população total, 168.425, somados os cinco bairros que formam a regional. A mesma característica é observada nas regionais Cajuru, com 47,3%, e Boqueirão, com 47% do total. Já na Regional Santa Felicidade verifica-se um crescimento da população de idosos (acima de 64 anos) a uma taxa anual de 4%.
Um dado comum às nove regionais é o fato de as mulheres representarem mais de 50% da população. A presidente da Agência Curitiba, afirma que informações como essas podem ser decisivas na hora em que o empreendedor for direcionar seu produto ao público que deseja atingir e definir a melhor localização para instalar o negócio, de acordo com o objetivo a ser traçado.
Veja aqui o infográfico que mostra alguns dados da pesquisa
Qualificação
O estudo começou pela Regional Cajuru, a partir de uma solicitação da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, que buscava dados socioeconômicos para traçar estratégias de implantação de programas de qualificação. Diante da necessidade, os técnicos da Agência Curitiba decidiram pela ampliação do estudo para todas as regionais.
De acordo com a diretora do Departamento de Qualificação para o Trabalho, Marisa Stédille, com o estudo é possível avaliar onde há mais dificuldade, onde estão concentradas as pessoas com menor índice de escolaridade e onde estão localizadas as empresas de cada setor produtivo. “O trabalho oferece uma visão mais ampla a partir do perfil de cada região”, afirma Marisa.
O perfil completo de cada regional pode ser obtido no link http://www.agenciacuritiba.com.br/publico/conteudo.aspx?codigo=236.
