O IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba) realizou, na sexta-feira (17/12), a terceira reunião mensal com pensionistas. As conversas virtuais entre o instituto e os novos pensionistas acontecem desde outubro, e já se consolidaram como importante ferramenta de diálogo e esclarecimentos.
Marcos Massaro, engenheiro eletricista aposentado e empreendedor, participou do bate-papo, o último de 2021, e aproveitou a oportunidade para entender melhor questões relativas à portabilidade do pagamento e à prova de vida.
“Para mim, essa integração realizada pelo IPMC com os pensionistas é extremamente importante, porque eu não tinha nenhum relacionamento direto com a Prefeitura, então não sabia como proceder. A integração é necessária, e mostra como o trabalho realizado pelo instituto é compromissado e respeitoso”, explicou o pensionista, que ouviu atentamente as instruções.
Marcos elogiou o serviço prestado pelo IPMC. “Eu me senti acolhido. Desde que dei entrada no meu pedido de pensão, fui sempre muito bem atendido e respeitado. A Anielly, que me atendeu em um momento delicado, foi paciente e me tratou com humanidade. Essa prestatividade faz toda a diferença”, disse ele referindo-se à servidora do atendimento do IPMC, Anielly Santos, que conduziu a reunião.
Sempre que é homologada a concessão da pensão, o IPMC entra em contato e oferece a possibilidade de o novo beneficiário participar de reuniões como esta. Aqueles que não podem na data agendada, podem ser incluídos nas reuniões seguintes. Para participar, basta solicitar o convite pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br, ou pelo telefone 3350-3660.
Portabilidade, portaria, prova de vida e site do IPMC
Durante a videochamada, Anielly Santos esclareceu que, para receber o primeiro pagamento, os pensionistas devem comparecer presencialmente à agência da Caixa Econômica Federal, no subsolo do Palácio 29 de Março, o prédio central da Prefeitura (Centro Cívico, Avenida Cândido de Abreu, 817, subsolo), e levar os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de residência.
É possível fazer a portabilidade para qualquer banco, contanto que a conta esteja no nome do beneficiário.
A servidora explicou que a prova de vida dos beneficiários é realizada anualmente, sempre no mês do aniversário do pensionista, e ela deve ser realizada obrigatoriamente no IPMC. A prova de vida realizada no INSS ou em outras previdências não substitui a realizada pelo instituto.
Ela destaca que manter os dados atualizados no site do IPMC é fundamental para realizar a prova de vida, já que os pensionistas serão convocados pelo e-mail fornecido no site. Quem não comparecer pode perder o direito à pensão, já que esta etapa é exigida pela legislação.
Anielly alertou sobre a importância da portaria da pensão, documento que oficializa a situação dos pensionistas. No caso do grupo da reunião de dezembro, a portaria será publicada no primeiro dia de janeiro, e fica disponível no Diário Oficial do Município.
Para baixar a portaria, os pensionistas devem entrar no Legisladoc, a plataforma da Prefeitura que publica os diários oficiais, e acessar o documento referente ao dia 1/1. Para encontrar a sua portaria com facilidade, o pensionista deve abrir o Diário Oficial e procurar diretamente por seu nome através da ferramenta de busca do computador. Para pesquisar, basta pressionar as teclas Control + F e digitar seu nome completo.
“Salvem essa portaria no computador, ou imprimam, mas guardem em um lugar em que consigam encontrar, porque ela pode ser importante no futuro”, explicou Anielly.
Na reunião, ela ensinou os participantes a acessarem o site do IPMC. É através do site que os pensionistas podem conferir o contracheque e outras funcionalidades, como alteração de senha e notícias importantes sobre o instituto. No contracheque, os beneficiários podem conferir o valor do provento e dos descontos.