O Palladium Curitiba abre nesta segunda-feira (23) a exposição Capi Parade, inspirada na tradicional mostra de vaquinhas da Cow Parade. São oito capivaras feitas de fibra de vidro em tamanho maior que o natural, medindo 1 metro de altura por 1,5 m de largura, pintadas por personalidades especialmente convidadas. “A capivara é um símbolo de Curitiba, além de ser um animal extremamente adaptável e frequentemente encontrado em ambientes alterados pelo homem. Ela representa essa interferência do homem no meio ambiente”, diz a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Maria Aparecida de Oliveira.
A quantidade de capivaras da exposição faz alusão ao oitavo aniversário de inauguração do Palladium Curitiba. As capivaras serão pintadas pelos artistas plásticos locais Dani Heining e Di Magalhães, pelo conceptual artist Luiz Pagano e pelo cenógrafo e artista plástico Juarez Fagundes, ambos de São Paulo, pelo humorista Diogo Portugal, pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner e por designers da ProDesign>PR.
A exposição no Palladium Curitiba será de 23 de maio a 5 de junho. Nos dias 4 e 5 de junho, as crianças que passarem pelo shopping poderão pintar mini capivaras de gesso. “A intenção do Palladium é conscientizar a criançada sobre a preservação da natureza, além de proporcionar a experiência lúdica da pintura”, completa a gerente de marketing.
A Capi Parade poderá ser vista em diversos locais da capital paranaense. Em alusão ao Dia Mundial do Ambiente, a exposição itinerante começara em 6 de junho, indo até o dia 12. Como as capivaras andam em bando de até 30 animais, as oito esculturas estarão sempre juntas.
No final da ação, as peças serão doadas e leiloadas pelo parceiro da ação, o leiloeiro Helcio Kronberg. Uma capivara vestirá uma camisa verde e amarela que será autografada pelo rei Pelé, após o leilão, com dedicatória ao arrematante.
Tanto o valor arrematado quanto a comissão do leiloeiro serão revertidos em cobertores para a Campanha Doe Calor, da Prefeitura de Curitiba realizada por meio do Instituto Pró-Cidadania e Fundação de Ação Social (FAS). “Além de mobilizar a comunidade na doação de roupas e cobertores, o Instituto busca parcerias que contribuam para o repasse de cobertores novos. Essa exposição do Palladium é uma iniciativa bastante criativa para mobilizar a população e será uma parceria fundamental para que possamos levar melhores condições para muitas pessoas que precisam desse suporte para enfrentar o rigoroso inverno do Curitiba”, enfatiza o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann.
A Capi Parade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Rede de Proteção Animal de Curitiba, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, da Deiró Moving Ideas e do leiloeiro Helcio Kronberg.
Capi Parade – Palladium Curitiba
Exposição no Palladium, de 23 de maio a 5 de junho.
Ação com crianças no Palladium, nos dias 4 e 5 de junho.
Exposição em pontos turísticos de Curitiba, de 6 a 12 de junho:
6 de junho: Prefeitura
7 de junho: Rua XV (Boca Maldita)
8 de junho: Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Federal)
9 de junho: Praça Rui Barbosa
10 de junho: Jardim Botânico
11/06 (sab): Mercado Municipal
12/06 (dom): Parque Barigui
Leilão das esculturas, dia 16 de junho, no Palladium Curitiba.