Nesta semana, o Maio Amarelo, campanha criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 para alertar sobre o alto índice de mortes no trânsito, vai envolver os participantes dos passeios ciclísticos Pedala Noturno e Sextou de Bike.
Agentes da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) vão apresentar dicas sobre comportamentos adequados, equipamentos de segurança e atenção frente às diversas situações de trânsito vivenciadas pelos ciclistas, valorizando o espaço público compartilhado por diferentes modais e contribuindo para aumentar a segurança e a preservação da vida.
O objetivo durante o trajeto é mostrar, na prática, como os ciclistas devem agir em determinadas situações que são recorrentes no dia a dia do trânsito.
“A ideia é que nossos agentes de trânsito façam um trabalho de conscientização e reflexão sobre a questão da segurança viária dos ciclistas, a interação com outros modais e a não utilização das canaletas do transporte coletivo. É um trabalho de sensibilização”, explica o diretor da EPTran, Claudionor Agibert.
Pedala Noturno
O Pedala Noturno ocorre semanalmente com o objetivo de estimular a prática do ciclismo como lazer e atividade física, percorrendo os bairros da cidade com passeios à noite.
Já o Sextou de Bike é um pedal que passa pelo Centro da cidade, saindo da Praça Santos Andrade, com brindes por participação e bate-papo com convidados especiais, dando dicas principalmente para iniciantes, sobre uso da bicicleta e demais assuntos relacionados ao tema.
Horários e locais de saída
- Segunda-feira (29/5)
Rua da Cidadania Boqueirão – 19h30
- Terça-feira (30/5)
Rua da Cidadania Bairro Novo – 19h30
- Quarta-feira (31/5)
Rua da Cidadania Cajuru – 19h30
- Quinta-feira (1/6)
Parque Bacacheri – 19h30
- Sextou de Bike (2/6)
Praça Santos Andrade – 19h30
Curitiba Viva Bem
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.