Ir para o conteúdo
Programe-se

Parque Barigui vai sediar a 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal de Curitiba neste sábado

Prefeitura de Curitiba promove a 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal de Curitiba no Parque Barigui. Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

A Prefeitura de Curitiba, por meio do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa), vai promover, neste sábado (29/11), a 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal. O evento será feito no Centro de Eventos Imap Barigui, no Parque Barigui, das 8h30 às 14h, e é aberto a todas as pessoas que querem fortalecer as políticas públicas de bem-estar animal em Curitiba. 

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, quem participar da conferência poderá acompanhar e participar das discussões temáticas, enquanto os delegados instituídos nas pré-conferências e indicações institucionais terão também direito a voto. Os participantes também poderão conhecer melhor as políticas públicas de proteção e bem-estar animal da cidade e ajudar a direcionar os próximos passos. 

“A participação da comunidade curitibana nas discussões sobre proteção animal é determinante para a boa continuidade do nosso trabalho, e seu apreço pelos animais e interesse pelo tema são engrandecedores para a conferência”, disse Evaristo.

Durante a 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal também será feita a eleição dos representantes dos segmentos como ONGs, associação de moradores, universidade e instituições profissionais que vão compor a próxima gestão do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa).

Entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, a Rede de Proteção Animal promoveu 10 pré-conferências de proteção animal nas dez Administrações Regionais da cidade para ouvir a população e definir os assuntos que serão discutidos na 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal, que acontece agora. 

Programação

O credenciamento das pessoas que vão participar da conferência será feito das 8h30 às 9h. A partir das 9h será feita a cerimônia de abertura e às 9h30 vai acontecer a palestra magna, que será proferida pelo delegado-chefe de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Guilherme Dias.

Das 10h45 às 11h15, a equipe da Rede de Proteção Animal vai apresentar a Política Pública de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Entre as 11h15 e às 12h45 será feita a discussão em grupos.

No período das 12h45 às 13h15 será feita a eleição dos representantes de segmentos como ONGs, associação de moradores, universidade e instituições profissionais que vão compor a próxima gestão do Comupa. Entre as 13h15 e às 13h30 será feita a redação do documento final da 3ª Conferência Municipal de Proteção Animal e entre as 13h30 e 14h será feita a homologação dos novos membros do Comupa e o encerramento do evento.

Comupa

O Conselho, criado pela Lei 11.398/2005 – posteriormente alterada pela Lei 14.2018/2012 –, estabelece um colegiado de instituições que tenham como escopo de atuação a proteção aos animais.

Integram o Comupa, por parte do município, as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e da Educação. Além do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV PR) e do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBIO PR).

Entidades representativas de classes ligadas aos animais e universidades com cursos de Veterinária, Biologia e Zootecnia com sede em Curitiba também participam. Há representação, ainda, da Câmara de Vereadores, de organizações de veterinários, biólogos e zootecnistas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, de associações de moradores e de organizações de proteção animal de Curitiba.

Serviço

3ª Conferência Municipal de Proteção Animal
Data: 29/11 (sábado)
Horário: 8h30 às 14h
Local: Centro de Eventos Imap Barigui, Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Santo Inácio