Curitiba poderá firmar parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) para a difusão de ações em prol da comunidade negra no campo cultural do teatro, música, artes plásticas e cinema. A possibilidade foi destacada pelo presidente substituto da FCP, Marco Antônio Evangelista, que está em visita a Curitiba.
Acompanhado na cidade pelo assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, Candiero, Evangelista está conhecendo as ações da Prefeitura em prol da igualdade racial. Vinculada ao Ministério da Cidadania, a FCP é a primeira instituição pública voltada a promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Nesta quinta-feira (25/7) e até sexta (26/7), eles participam de reuniões e visitas a campo. No primeiro dia do encontro, foi visitada a Casa Romário Martins, que abriga a exposição Presença Negra em Curitiba.
“É importante que a cidade valorize e conte a história da participação dos afrodescendentes na sua construção”, afirmou Evangelista.
Segundo Candiero, a visita teve o objetivo de estreitar a relação a instituição.
“Queremos tornar Curitiba uma cidade de referência da arte e da cultura e as tratativas podem contribuir com esse objetivo”, disse Candiero.
Durante os dois dias, serão apresentadas as políticas de preservação da cultura negra, combate à intolerância religiosa, visibilidade da arte e protagonismo de mulheres e homens afro-curitibanos na história da cidade.
O presidente da FCP irá conhecer também as ações desenvolvidas pela da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Curitiba e órgãos do Estado.