Nem só os professores comemoraram o seu dia nesta quarta-feira (15/10). A data também foi de festa para crianças e adolescentes de entidades sociais que ganharam uma tarde de brincadeiras oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). A atividade aconteceu em lugar novo para todas elas: a Chácara Paraíso do Sol, em Campo Largo, na Região Metropolitana, que ofereceu o espaço e seus atrativos, sem custo, para o grupo.
Participaram do evento 452 meninas e meninas de 6 a 17 anos que frequentam atividades de contraturno escolar na Associação Lar Moisés, Associação Cristã de Assistência Social (Acridas), Lar Infantil Sol Amigo, Lar Batista Esperança, Associação Lar Criançarteira, Encontro com Deus, Fundação Iniciativa e Centro de Convivência Abrindo Caminhos (Abenp).
O grupo reuniu crianças e adolescentes que frequentam as atividades de contraturno escolar de algumas entidades, mas a maioria era formada por acolhidos em cumprimento de medidas protetivas – o conjunto de ações jurídicas e sociais destinadas à proteção de crianças e adolescentes em situações de risco.
Sol, água e diversão
A educadora social Rosicleia Ferreira Batista, da OSC Encontro com Deus (ECD), no bairro Cajuru, contou que foi a primeira ida de todos a um parque aquático. A entidade atende 132 pessoas em três unidades, entre crianças, adolescentes e mulheres sob medida protetiva. “Eles se esforçaram para estar aqui, caprichando na disciplina, e estão amando tudo. Vão ter assunto pra muito tempo e, essa noite, dormir feito pedra”, disse Rosicleia.
Entre os que não se importavam de entrar várias vezes na fila do lago artificial estavam os amigos Gustavo Henrique Branco Bispo e Fabio Jesus Vallinilla Mata, ambos com 15 anos. “Somos praticamente irmãos”, define Gustavo. Fabio é venezuelano e mora em Curitiba com a mãe “desde muito pequeno”. Ambos frequentam o contraturmo escolar na ECD, onde se conheceram há 1 ano, desde que Gustavo entrou para o projeto social. “No projeto a gente brinca, lancha, faz amigos. Hoje é dia de aproveitar pra ficar na água. Tomara que a gente possa vir mais vezes”, completou o brasileiro.
Emoção e boas memórias
Ao lado dos proprietários do empreendimento, Vera Rauen Abage e seu filho, André Rauen Abage, a secretária da SMDH, Amália Tortato, ajudou a recepcionar a garotada. “Nosso propósito é que, com atividades como essa, todos possam criar boas memórias dos primeiros anos de vida, mesmo para aqueles que vêm de histórias familiares difíceis”, pontuou, emocionada.
OUÇA AQUI
Amália Tortato, secretária da SMDH.Vera também se emocionou. Para ela, que é bastante religiosa, a ação foi uma oportunidade de “agradecer a Deus e retribuir” as oportunidades ao lado de seus seis filhos e seis netos. “Quero participar mais e estar mais perto de vocês”, afirmou, referindo-se ao trabalho realizado pela SMDH.
OUÇA AQUI
Vera Rauen Abage, empresária.Desenvolvimento Humano
A SMDH é a mais nova secretaria da Prefeitura de Curitiba. Ela foi criada para fazer a articulação de políticas públicas para crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, políticas sobre drogas e o terceiro setor.
Em outubro, mês dedicado à criança e também à pessoa idosa, o órgão está promovendo atividades tanto para o público-alvo dessas ações – como os meninos e meninas que ganharam o passeio seguido de brincadeiras – quanto para educadores, profissionais de saúde e equipes de organizações não-governamentais (OSCs).