Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Prefeitura de Curitiba recebeu, na manhã desta quarta-feira (28/10), uma tonelada de carne suína da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A doação foi entregue no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e será destinada a aproximadamente 30 organizações sociais que preparam e servem refeições gratuitas nos espaços do Projeto Mesa Solidária.
A iniciativa é resultado da articulação entre a SMSAN e a Conab e tem como objetivo apoiar o trabalho das organizações sociais e cozinhas solidárias que atuam no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. A carne será utilizada no preparo de almoços e jantares, contribuindo para a composição das refeições oferecidas gratuitamente.
Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, a parceria reforça a importância da união de esforços para ampliar o acesso à alimentação e apoiar quem atua diretamente no atendimento à população.
“Essa parceria fortalece o trabalho das organizações sociais que estão diariamente preparando refeições e acolhendo quem mais precisa. A chegada desses alimentos contribui para a qualidade das refeições servidas e demonstra como a cooperação entre instituições pode ampliar o alcance das ações de segurança alimentar”, afirma Leverci.
Distribuição organizada
A distribuição da carne foi planejada de acordo com a previsão de refeições de cada organização, considerando o período de 29 de outubro a 29 de novembro. O cálculo utiliza as quantidades informadas pelos responsáveis pelos serviços e o parâmetro da Conab de 104 gramas de carne por pessoa, por refeição.
Nesta etapa, serão contempladas as organizações que utilizam proteína animal no preparo das refeições. Após o recebimento no Banco de Alimentos, as retiradas estão previstas para começar na tarde desta quarta-feira.
A equipe do Programa Mesa Solidária entrará em contato com os responsáveis para orientar e organizar a distribuição.
Mesa Solidária
O Projeto Mesa Solidária reúne a Prefeitura e organizações da sociedade civil em uma rede de atendimento voltada à oferta de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa conta com a participação de entidades que planejam, preparam e servem os alimentos, com apoio da estrutura municipal.