Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Comemoração

Parceira da FAS, Unilehu chega aos 20 anos de trabalho pela inclusão em Curitiba

Parceira da FAS, Unilehu chega aos 20 anos de trabalho pela inclusão em Curitiba. Foto: Rafael Pto

A Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) chegou aos 20 anos com uma comemoração, nesta segunda-feira (18/11), marcada por homenagens a todos que fizeram parte da história da instituição que trabalha para a inclusão de pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social

Maria Alice Erthal, presidente da Fundação de Ação Social (FAS) – que representou o prefeito Rafael Greca durante o evento - destacou a importância da universidade para Curitiba. “A Unilehu é uma das parceiras da FAS e desenvolve projetos importantes que garantem a inclusão de pessoas com deficiência, adolescentes e jovens no mundo do trabalho”, disse.   

Atualmente, a Unilehu possui três termos de fomento firmados com a FAS para o desenvolvimento de projetos nas áreas de emprego, suporte psicossocial e atendimento jurídico gratuito.   

Parceiro da Inclusão

Assim como todos os homenageados, Maria Alice recebeu durante o evento o Certificado de Parceiro da Inclusão. Ela esteve no evento acompanhada do diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.

“Esses certificados representam a trajetória de cada um na Unilehu, de pessoas que acreditaram e confiaram no nosso trabalho que transforma vidas”, disse a presidente da Unilehu, Ivy Abbade.

Na comemoração, a Unilehu recebeu do Governo do Estado um terreno para construção da nova sede, além do projeto arquitetônico desenvolvido por uma empresa da área.

História

Fundada em 2004, a Unilehu é uma organização social do terceiro setor que nasceu em Curitiba e hoje atua em todo o Brasil com o desenvolvimento de projetos que buscam a promoção e a inclusão social. Entre os clientes da OSC estão empresas, instituições e governos. 

Ao longo das duas décadas, mais de 100 mil pessoas foram atendidas de forma direta nas unidades que fazem parte da instituição.

Presenças

Participaram também do evento a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, os deputados estaduais Pedro Paula Bazana, Márcia Huçulak e Marli Paulino, além dos secretários estaduais da Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, e do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

E, ainda, os veadores Indiara Barbosa, Dalton Borba, Bruno Pesssuti, Ezequias Barros e Rodrigo Reis, as procuradoras do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, Mariane Josviak e Cristiane Sbalqueiro, o representante do Tribunal Regional do Trabalho, Nelson Amazonas Girão de Araújo, e o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Paraná, Fernando Redede Rodrigues.