Depois do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Oficinas, na Regional Cajuru, inaugurado em março, agora é a vez da Prefeitura revitalizar a unidade do Xaxim/Vereador João Derosso, na Regional Boqueirão. A obra começou há cerca de duas semanas e vai melhorar as condições do Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, além da estrutura para os esportes convencionais.
As obras estão acontecendo onde já havia o antigo ginásio, que nos próximos seis meses estará fechado para treinos de bocha paralímpica, parabadmington e basquete em cadeira de rodas, além das modalidades convencionais. A Secretaria Municipal de Obras Públicas coordena os trabalhos, orçados em R$ 1.018.491,18, que acontecem após uma década de uso.
Campeã regional sul e vice-campeã brasileira de bocha paralímpica, Bianca Gonçalves Ribas, de 28 anos, está animada com as melhorias. “Vamos ficar protegidos do frio”, frisa a atleta, que é beneficiada pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e treina no local há 3 anos.
Colega de Bianca na modalidade, Milena Gaio Penter, de 18 anos, espera “mais conforto para treinar numa estrutura melhor adaptada”. Ela treina no local há pouco mais de 1 ano.
Mudanças no antigo ginásio
A reforma prevê a implantação de uma sala exclusiva para as cadeiras de rodas (necessárias para as práticas adaptadas e que hoje são guardadas em vestiários), vedação lateral para o controle da entrada de sol e chuva e um novo projeto de iluminação. “A estrutura hidráulica também será substituída”, informa o professor Darlan Ciesielski.
Além disso, um antigo elevador será revitalizado e portas de acesso serão alargadas. As quadras esportivas passarão por correção do piso e receberão pintura nova. Sob parte da área da antiga arquibancada será instalada uma cisterna para captação e aproveitamento da água da chuva e, na parte externa, calçadas serão refeitas e uma rampa de acesso, coberta.
Enquanto isso, os alunos estão sendo remanejados para outros ambientes do centro ou para outros centros esportivos. É o caso dos atletas do parabadmington e do basquete em cadeira de rodas, que estão temporariamente treinando na unidade Oficinas, na Regional Cajuru.
Em dia para crescer
São 30 os paratletas inscritos no CEL Xaxim/João Derosso, que também é frequentado por 501 praticantes de esportes convencionais. “O investimento é positivo para todos e vem no momento em que devemos sediar o projeto-piloto do Comitê Paralímpico Brasileiro destinado ao para-taekwondo”, diz o coordenador do Centro, Ramiro Eugênio de Freitas.
A experiência será coordenada pelo responsável técnico do para-taekwondo brasileiro, Rodrigo Ferla. As aulas serão dadas pela professora Gabriela Ferla, filha de Rodrigo, assim que a prática estiver disponível no portal da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o Curitiba em Movimento.
Rede de unidades
O CEL João Derosso é uma das cinco unidades esportivas mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, na Regional Boqueirão. As demais são Menonitas, Padre Agostinho Legró, Carmo e Eucaliptos. Juntas elas têm 3.504 alunos matriculados em 20 modalidades esportivas.
A frequência é grátis. Para conseguir se matricular, basta acessar o portal Curitiba em Movimento e fazer o cadastro. A inscrição estará assegurada depois do exame físico, que acontece no local que o aluno irá frequentar.
Serviço: CEL Xaxim
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço: Rua Ana Aparecida Lopos Canet, 4, Xaxim
Inscrições grátis, pelo portal Curitiba em Movimento
Para crianças, adultos e idosos