A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está enfrentando uma alta taxa de inadimplência, agravada pela pandemia da covid-19. O índice de contratos cobráveis com parcelas em atraso, que estava em 38% no início de 2020, chegou a 54% atualmente.
Para reduzir o número de mutuários inadimplentes, a Companhia lançou a campanha Negocia Cohab. As dívidas serão renegociadas com isenção total das tarifas normalmente cobradas para repactuações.
“Entendemos que a sociedade enfrentou momentos difíceis, com a perda de empregos, restrições ao comércio e isso consequentemente afetou nossos mutuários e muitos não conseguiram honrar seus débitos com a Companhia”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Manter o patrimônio
Aos interessados em colocar as pendências em dia serão oferecidas diferentes modalidades de renegociação para que o mutuário escolha a mais vantajosa para sua situação específica. Um novo contrato é firmado para o pagamento das parcelas atrasadas e do saldo devedor.
“É importante o mutuário com prestações em atraso participar da campanha, pois ele vai encontrar um modelo de renegociação que se encaixa nas suas possibilidades de pagamento e desta forma vai assegurar o patrimônio que foi conquistado por sua família”, destaca Lupion.
Para participar não é necessário agendar o atendimento. Basta comparecer à sede da Cohab, na Rua Barão do Rio Branco, 45, ou então a uma das dez agências da Companhia nas Ruas da Cidadania e Administrações Regionais, com os documentos pessoais e comprovante de renda.
As prestações dos contratos renegociados não poderão ser menores do que 20% do salário mínimo nacional nem comprometerem mais do que 25% da renda mensal familiar.
Opções
Do total de contratos, 23% estão com uma a três prestações em atraso. Outros 11% têm dívidas que variam entre quatro e dez prestações. Entre 11 e 20 parcelas atrasadas estão 9% dos contratos, enquanto 11% são dívidas superiores a 21 parcelas atrasadas.
“Há opções de renegociação para todos os tipos de dívida”, ressalta a gerente do Departamento de Relações com o Cliente da Cohab, Claudenice Filadoro.
“A moradia é o patrimônio mais valioso de uma família. Em momentos de dificuldade muitas não conseguem pagar as parcelas, por isso estamos oferecendo oportunidades de renegociação para que os mutuários fiquem em dia com a Cohab e tenham um final de ano mais tranquilo, com pendências resolvidas”, completa Claudenice.
Ações regionalizadas
Mutuários de qualquer conjunto da Cohab terão a oportunidade de aproveitar a isenção de tarifas para renegociar os débitos em atraso. Entretanto a Companhia está realizando ações pontuais nas regionais com as maiores taxas de inadimplência, com reforço nas equipes para agilizar o atendimento.
Entre o dia 1º e 10 de dezembro, a ação acontece na agência da Cohab da Regional Pinheirinho. “Estamos mobilizando os síndicos dos condomínios com maiores índices de prestações em atraso para que informem os moradores da oportunidade de renegociação”, conta o presidente da Companhia.
Em 2022, as ações pontuais com equipes reforçadas serão levadas para outras regionais e serão divulgadas assim que definidas.
Alerta contra golpe
Como parte das ações regionalizadas, a Cohab envia mensagens de Whatsapp para os números de telefone cadastros dos mutuários, com informações a respeito da renegociação. Todavia jamais é solicitado qualquer tipo de transferência financeira por telefone.
Os acordos são firmados presencialmente e o pagamento das prestações do novo contrato é feito unicamente mediante boleto bancário. “Infelizmente existem pessoas que usam o nome da Cohab para aplicar golpes. Prometem vantagens inexistentes, solicitam dados e transferências de valores financeiros. Os cidadãos precisam estar atentos”, alerta Lupion.
Ao receber qualquer contato por parte da Cohab, os mutuários podem confirmar por meio do serviço Alô Cohab, nos telefones 0800-041 32 33 ou 3221-8133.