Era uma vez um menino chamado Oliver Twist, órfão que enfrentou todas as adversidades em busca de um futuro melhor. Mais de 180 anos depois, sua história renasce na voz e no canto das crianças do MusicaR, que vão encenar o espetáculo Oliver no Teatro da Vila, no próximo sábado (11/10), em duas sessões às 14h30 e 16h. As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade. Não é necessário retirar ingressos.
Nesta segunda-feira (6/10) e quinta-feira (9/10), acontecem ainda duas apresentações às 10h e 14h30, para crianças de escolas públicas municipais.
Criado especialmente para o Teatro da Vila, o espetáculo nasce do encontro entre crianças de 7 a 17 anos, do MusicaR das regionais CIC e Fazendinha. Fruto de um processo coletivo em que a educação musical e o protagonismo juvenil ganham voz e a comunidade encontra no teatro um espaço de fortalecimento.
Na montagem, os jovens vivenciam pela primeira vez uma produção musical completa, com cenário, figurino, iluminação, projeções e músicas originais, gravadas por eles mesmos em estúdio profissional. “Queremos que as crianças se reconheçam como os artistas que são, e que a comunidade veja no palco o reflexo de sua potência criativa”, explica a diretora artística Guenia Lemos.
A escolha de Oliver Twist como inspiração não é casual. Publicada em 1837, a obra de Charles Dickens narra a trajetória de um menino órfão que, apesar das adversidades, encontra solidariedade e uma chance de recomeço. A história dialoga com a realidade de muitas crianças das comunidades atendidas pelo MusicaR, trazendo à cena valores como esperança, coragem e pertencimento.
“Mesmo que nem todos tenham um Sr. Brownlow em suas vidas, acreditamos que a arte pode ser esse farol em tempos difíceis”, conclui o também o diretor Gabriel Gorosito.
Trilha sonora
Responsável pela direção musical do espetáculo, Vadeco Schettini uniu linguagens para aproximar a narrativa da realidade das crianças. “Quando fui convidado para compor, senti o peso e a responsabilidade. Oliver Twist é um clássico universal, mas também um musical de Broadway de grande sucesso. Minha proposta foi compor músicas que refletissem o universo sonoro contemporâneo das crianças, com letras acessíveis e emocionais”, explica.
Além das composições originais, o espetáculo traz trechos de obras de grandes mestres da música erudita, como Schumann, Chopin e Edward Elgar, criando uma ponte entre o popular e o clássico.
MusicaR
Criado pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o MusicaR é um programa gratuito de educação musical voltado para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Ele oferece aulas duas vezes por semana no contraturno escolar, em todas as dez regionais da cidade.
O repertório pedagógico inclui canto coral, flauta doce, música corporal e instrumentos Orff, trabalhando tanto a técnica quanto a convivência coletiva. Em cada regional, professores especializados acompanham os alunos em um processo que vai além do ensino musical, com inclusão social, fortalecimento da autoestima e estímulo à cidadania.
“São meninos e meninas que aprendem a ouvir, a se expressar, a se colocar no mundo. Quando eles sobem ao palco, é a comunidade inteira que se vê representada”, destaca Angela Sasse, coordenadora do programa.
Teatro da Vila
Inaugurado em 2021, o Teatro da Vila instalado na Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, possui capacidade para 245 pessoas, infraestrutura moderna de som e luz, acessibilidade plena e programação diversificada.
Desde a abertura, o teatro já recebeu milhares de espectadores em apresentações de teatro, dança, cinema e música, além de cursos e oficinas. Em 2023, foram mais de 14 mil pessoas circulando por suas atividades. Além de um espaço de espetáculo, o Teatro da Vila cumpre o papel de equipamento público de formação artística e democratização cultural.
Serviço
Espetáculo: Oliver – com as crianças do programa MusicaR
Data: Sábado, 11 de outubro
Horário: Duas sessões, às 14h30 e 16h (duração de 1 hora)
Local: Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451, CIC, Curitiba
Entrada: gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos