O Pedala Curitiba de Natal reuniu cerca de 250 ciclistas, na noite desta terça-feira (10/12), e marcou o encerramento do ano do Pedala Curitiba da Regional Matriz. Até o Papai Noel apareceu para pedalar com equipamentos de segurança e sinalização.
Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o passeio ciclístico gratuito contou com apoio da Guarda Municipal e da Setran durante todo o trajeto.
A saída do passeio foi da Praça João Cândido, no Largo da Ordem, e passou por alguns dos pontos turísticos da cidade que estão iluminados e enfeitados dentro do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais da Prefeitura.
Do Largo da Ordem os ciclistas foram para a Rua XV de Novembro, Passeio Público, Praça Santos Andrade, Centro Cívico, Bosque Alemão e Parque Barigui. As árvores de Natal da Prefeitura iluminaram o caminho dos atletas e deixaram o passeio ainda mais alegre e festivo.
O bom velhinho do Pedala de Natal foi vivenciado pelo professor André Soares, coordenador do programa Pedala Curitiba. “O Pedala Curitiba tem como objetivo despertar no ciclista a importância do uso consciente da bicicleta, integrado ao trânsito da cidade”, afirma Soares.
Pedala Curitiba
O Pedala Curitiba é uma atividade noturna gratuita realizada semanalmente pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Smelj, nas dez Administrações Regionais da cidade. A cada noite da semana o passeio é feito em duas Regionais diferentes.
Todo o circuito é acompanhado por agentes da Setran e/ou Guarda Municipal que auxiliam o trânsito, facilitando a passagem dos ciclistas. Os participantes são acompanhados ainda por um veículo resgate que dá suporte para aqueles que tiverem qualquer tipo de problema com suas bicicletas.
O objetivo do projeto é proporcionar à população a prática de atividade física e de lazer com o uso da bicicleta, estimulando hábitos saudáveis como meio de prevenção às doenças associadas ao sedentarismo, com segurança e sociabilização, em todas as regiões administrativas da cidade.
O Pedala Curitiba encerra as atividades de 2019 nesta semana, e retorna no próximo ano, logo após o feriado de Carnaval.