Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Sem Tabaco

Panfletagem educativa e caminhada nesta terça

Panfletagem educativa nas Ruas da Cidadania das 9h às 12h e em nove terminais de ônibus das 17h às 18h30 estão entre as atividades organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde para essa terça-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco. Foto: Joel Rocha/SMCS - ARQUIVO


Panfletagem educativa nas Ruas da Cidadania das 9h às 12h e em nove terminais de ônibus das 17h às 18h30 estão entre as atividades organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde para essa terça-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco.

As unidades de saúde programaram ações nas salas de espera das unidades de saúde – como realização de palestras, exibição de vídeos e aferição da quantidade de monóxido de carbono nos pulmões.

Haverá também uma caminhada de sensibilização sobre os malefícios do hábito de fumar e as estratégias ao alcance de quem quer largar o vício, com saída da Unidade de Saúde São João Del Rey (Regional Bairro Novo), às 8h, com destino à Rua da Cidadania do Bairro.

No percurso da caminhada, que durará cerca de 30 minutos, os participantes também divulgarão o 39º e mais novo grupo de apoio e tratamento aos dependentes do cigarro oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

O novo serviço começará a funcionar na Unidade São João Del Rey na próxima terça-feira (7), às 10h. Dez pessoas já estão inscritas. A participação não tem custo.

Estratégias - Os grupos de atendimento aos fumantes espalhados pela cidade são uma das respostas de Curitiba à Convenção Quadro – o compromisso internacional firmado pelo Brasil há 8 anos e que é tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial Sem Tabaco 2011.

O lema da campanha é Convenção Quadro Salva Vidas, numa referência à importância do tratado que prevê o desenvolvimento de estratégias de redução do tabagismo e, ao mesmo tempo, a criação de uma estrutura de suporte clínico a quem está decidido a abandonar o vício.

O índice de sucesso, de 45%, é considerado satisfatório porque as recaídas são comuns nesse tipo de dependência química. Quanto antes o fumante se conscientizar da importância de romper com o vício, melhor. O fumo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 30% das mortes por câncer em geral, 25% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por enfisema pulmonar e 25% das mortes por AVC (derrame). Doenças cardiovasculares e neoplasias são as principais causas de mortalidade geral.

Além de manter e ampliar os grupos de apoio, a Prefeitura conta com a Lei 13.254. Desde 19 de novembro de 2009, essa norma proíbe o uso do cigarro ou qualquer outro produto fumígeno em ambientes fechados e de uso coletivo.

Desde então, para proteger a saúde dos clientes e também dos trabalhadores, deixaram de existir em estabelecimentos como bares e restaurantes os ambientes denominados fumódromos. Equipes de fiscalização de rotina e também noturnas inspecionam periodicamente esses locais para garantir o respeito à lei e à saúde das pessoas.

Frutos – O empenho da Secretaria Municipal da Saúde em cumprir a Convenção Quadro e garantir mais saúde e qualidade de vida aos moradores da cidade começa a mostrar resultados. O percentual de fumantes a partir de 18 anos caiu de 19,3% em 2009 para 17%, no ano passado, em Curitiba.

A queda foi observada entre os homens (de 23% para 18,9%) e também entre as mulheres (de 16,1% para 15,4%), fazendo a capital descer da segunda posição de maior prevalência de fumantes para o quinto lugar. A conclusão decorre da comparação dos resultados das pesquisas Vigitel 2009 e da última versão, (2010), divulgada nessa segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

Para o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues, o resultado reflete o impulso dado às ações de prevenção do tabagismo e atenção às pessoas que querem parar de fumar.

“Temos aumentado o leque de abordagens de crianças e adolescentes sobre o tema, numa parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação que ganha cada vez mais corpo”, observa.

Segundo a Pesquisa de Saúde entre os Escolares, realizada em 2009 entre o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 38,6% dos estudantes de 13 a 15 anos que afirmaram já ter experimentado o fumo, 39% eram meninas. Elas também são maioria quando o assunto é o uso continuado dessa droga lícita: 11%.

Nas abordagens dos adolescentes, o objetivo é fazer os jovens refletirem sobre o significado desse tipo de dependência na forma de bate-papos, performances e jogos. “A ideia é combater o cigarro, mas fazendo a prevenção entre quem não fuma e ajudando quem já se tornou dependente de maneira lúdica e que faça sentido para a experiência deles nesse momento”, diz Rodrigues.

Quer parar de fumar?

Confira os locais aonde os interessados podem recorrer para começar a luta contra a dependência do cigarro.
Os endereços dos locais onde eles funcionam estão no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

No Distrito Sanitário Matriz:
Ouvidor Parinho
Mãe Curitibana
Caps AD Matriz

No Distrito Sanitário Santa Felicidade:
Santa Felicidade
Jardim Gabineto

No Distrito Sanitário Boqueirão:
Vila Hauer
Moradias Belém
Irmã Tereza Araújo

No Distrito Sanitário Pinheirinho:
Ipiranga
Monteiro Lobato

No Distrito Sanitário CIC:
Augusta
Vila Sandra
Nossa Senhora da Luz
Vitória Régia

No Distrito Sanitário Boa Vista:
Tarumã
Vila Leonice
Vila Esperança
Bairro Alto
Caps AD Boa Vista

No Distrito Sanitário Portão:
Vila Leão
Estrela
Santa Amélia
Santa Quitéria
Parolin

No Distrito Sanitário Bairro Novo:
Cândido Portinari
Bairro Novo
Parigot de Souza
Caps AD Bairro Novo
Osternack
Sambaqui
São João Del Rey

No Distrito Sanitário Cajuru:
Uberaba
São Paulo
Solitude
Caps AD Cajuru
Trindade II
Alvorada

E os hospitais:
Evangélico
Clínicas

Serviço:

Dia Mundial Sem Tabaco
Panfletagem:
Das 9h às 12h30 nas Ruas da Cidadania do Sítio Cercado, Fazendinha, Santa Felicidade, Cabral, Pinheirinho, CIC, Capão da Imbuia e Campina do Siqueira e Carmo.
Das 17h às 18h30 nos terminais de ônibus Sítio Cercado, Fazendinha, Santa Felicidade, Cabral, Pinheirinho, CIC, Capão da Imbuia e Campina do Siqueira e Carmo
Às 8h, caminhada da Unidade São João Del Rey (Rua Realeza, 259) para a Rua da Cidadania do Bairro Novo