Os cuidados e as regras para a recuperação de imóveis classificados como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) são o tema da palestra que ocorre na próxima segunda-feira (18/8) no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a partir das 18h30.
A iniciativa é uma parceria entre o Creci e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Prefeitura de Curitiba, e faz parte das ações do grupo de trabalho de Retrofit e Patrimônio do programa Curitiba de Volta ao Centro. O objetivo é divulgar informações sobre as regras de restauro e exploração dos imóveis de interesse histórico para desmistificar o potencial dessas unidades.
“São imóveis de importância para a cultura e para a memória da cidade e, também, de alto valor comercial para quem entende o mercado”, avalia Roberta Gehr Kuster, arquiteta e urbanista do Ippuc, integrante do grupo de trabalho.
O Centro reúne quase 50% do total de UIPs da capital e, por isso, é o bairro com maior potencial de ser beneficiado pelos mecanismos de incentivo à restauração de construções antigas. São 478 imóveis cadastrados como unidades de interesse de preservação na região (incluindo o bairro São Francisco).
A palestra será ministrada pela arquiteta e urbanista Jussimara Campelo, chefe do setor de Patrimônio Histórico do Ippuc, especialista em Gestão de Cidades, Turismo e Patrimônio Histórico e Restauro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. O auditório do Creci fica na Rua General Carneiro, 814, no Centro. Informações pelo fone 3250-1392.