Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Paiol Digital inspira pioneirismo e empreendedorismo feminino

Primeira Dama Margarita Sansone, participa da edição especial sobre Empreendedorismo Feminino do Paiol Digital. Curitiba-10/03/2020. Foto:Ricardo Marajó/FAS

 

Consumo consciente, a força de um propósito para tornar global uma empresa, o poder do equilíbrio na gestão e as oportunidades de abrir um negócio. Quatro mulheres de sucesso nos negócios foram destaque na edição especial sobre Empreendedorismo Feminino do Paiol Digital, na noite de terça-feira (10/3), no Teatro do Paiol.

O pioneirismo feminino na área de ação social também foi destacado na abertura do evento do Vale do Pinhão. Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, convidou para o palco a primeira-dama Margarita Sansone, que foi homenageada por iniciativas como a criação da Fundação de Ação Social (FAS) e abertura da Pousada de Maria, referência nacional no acolhimento de mulheres vítimas de violência, ambas ainda na primeira gestão do prefeito Rafael Greca (1993-1996).

Muito emocionada, a primeira-dama parabenizou as mulheres presentes à edição de março do Paiol Digital por buscarem inspiração para empreender e pediu que todas se unam para combater a violência e a discriminação contra as mulheres.

“Não se calem contra qualquer tipo de abuso e saibam que a Prefeitura de Curitiba está aberta sempre para apoiá-las”, salientou Margarita Sansone, muito aplaudida pelo público presente.

A presidente da Agência Curitiba lembrou que a edição especial do Paiol Digital reuniu um time de empreendedoras que busca constantemente a inovação. “São exemplos para todas as mulheres que sonham em abrir o seu negócio, que precisam entender os caminhos dos empregos do futuro e que reservam parte da sua agenda para ajudar o próximo”, justificou Cris, que comanda o órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo da capital.

Equilíbrio

A programação de palestras foi aberta pela empresária Lilian Miranda, fundadora da marca de acessórios Prata Fina. Ela dividiu com o público seu trabalho como embaixadora da organização Mãos Sem Fronteiras Pela Paz no Mundo, que oferece atendimentos gratuitos e cursos de formação para a prática regular de meditação. Entre as iniciativas do Mãos Sem Fronteiras estão o aplicativo da campanha 5 Minutos, Eu Medito, desenvolvido em Curitiba, onde fica a sede brasileira da organização. “Meditar muda a vida da gente e até mesmo para empreender é preciso ter o equilíbrio que a técnica estimula”, explicou ela, que fazes alguns exercícios com o público.  

Advogada e apaixonada por moda, Luanna Toniolo Domakoski compartilhou com o público sua inspiração para criar uma empresa que defende o consumo consciente e a economia circular (de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos). Luanna abriu, em 2016, a Troc, maior brechó on-line de roupas e acessórios femininos usados do Brasil. “Mais do que permitir que todas as usuárias tenham acesso a itens que sempre sonharam, nossa startup tem como objetivo incentivar as brasileiras a apostar cada vez mais na economia circular”, afirmou ela. São mais de 44 mil peças, entre roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados de grife e em perfeito estado.

Alto impacto

A gerente da Endeavor Paraná, Letícia Preuss, contou como é o trabalho da organização internacional que apoia o empreendedorismo de alto impacto. “Nossa missão é multiplicar o poder dos empreendedores das chamadas ‘scale-ups’, empresas com negócios de crescimento rápido e sustentável, através de mentorias de especialistas e fóruns”, explicou ela. Letícia afirmou que há muitas oportunidades para empreender no Brasil, inclusive para as mulheres. “Hoje, só existem 21 mil empresas de alto impacto no Brasil”, justifica Letícia.

A edição de março do Paiol Digital teve ainda a palestra de Fernanda Teich, sócia da startup carioca Stone, que "ousou" desbancar empresas líderes do segmento de maquinhas de pagamentos de cartão e conquistou o status de um dos nove unicórnios do Brasil (com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão). Formada em Economia pela PUCRio e com pós-graduação em Business pela Columbia University e Economia Comportamental em Harvard, ela garante que a força de um propósito é que faz crescer e torna uma empresa global. “A Stone nasceu com a missão de levar as melhores soluções tecnológicas e um serviço de qualidade para potencializar o empreendedor brasileiro, onde quer que ele esteja”, contou ela, que hoje comanda o setor de Pessoas da startup que conta com 6,5 mil funcionários em todo o Brasil.

A edição especial sobre Empreendedorismo Feminino do Paiol Digital teve a participação de Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultura de Curitiba (FAS); Elenice Malzoni, assessora de Diretos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura; e José Dirceu de Matos, administrador da Regional Matriz. O evento teve como apresentadora a jornalista Juliana Karan e show da cantora Juliana Morais. 

Emprego do futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.