Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Eu sou Curitiba

Ortopedista do ICS é convocado para ser médico de campo na Copa América

O médico ortopedista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) Edilson Thiele foi convocado pela Conmebol para atuar como médico de campo na Copa América Brasil 2019. Foto: Divulgação

O médico Edilson Thiele, ortopedista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), foi convocado pela Conmebol para ser médico de campo na Copa América Brasil 2019, que acontecerá no país de 14 de junho e 7 de julho.

No último fim de semana, ele participou do workshop médico prévio ao campeonato, em Luque, no Paraguai. O curso foi destinado aos 30 médicos e encarregados de cinco sedes da Copa América no Brasil.

No encontro, os profissionais de saúde da comissão médica e da unidade antidoping unificaram os critérios que serão adotados no torneio continental.

Na Copa América, Thiele irá atuar na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O médico será responsável pelo cumprimento dos parâmetros e protocolos médicos estabelecidos pela Comissão da Conmebol e zelar pela integridade dos atletas durante a competição.

Carreira

Especialista em joelho e medicina esportiva, com doutorado em cirurgia, Edilson Thiele é servidor municipal desde 1989. Seu vínculo com o plano de saúde dos servidores da Prefeitura começou antes de o ICS ganhar autonomia, quando a assistência médica era atribuição do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

“Meu pai foi diretor de Limpeza Pública da Prefeitura e conselheiro do IPMC. Vinha para cá desde menino para tratar meus dentes com a doutora Iolanda e o doutor Edson Tetu”, contou o ortopedista.

“No início da carreira, meus filhos ficavam pela manhã na creche do IPMC, porque minha esposa também trabalhava aqui como dentista. O ICS é um lugar que me faz lembrar dessa época” acrescentou.

Além da carreira em ortopedia e traumatologia no ICS, Thiele tem uma longa trajetória na medicina esportiva. Foi diretor médico do Club Athletico Paranaense por quase 20 anos, trabalhou com o técnico Bernardinho na Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, além de médico da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 e da Seleção Brasileira de Futebol Profissional. Em 2017 trabalhou no Guangzhou Evergrande, time heptacampeão chinês, com o técnico Felipão.

“Tenho orgulho de o ICS ter uma equipe médica altamente qualificada. É com alegria que vejo um dos nossos profissionais participando de um evento dessa natureza. Curitiba sempre foi uma cidade que valoriza o esporte” afirma a presidente do ICS, Dora Pizzatto.