A primeira grande apresentação da 43ª Oficina de Música de Curitiba no Museu Oscar Niemeyer foi marcada por sucesso de público e entusiasmo. Um dos principais cartões-postais da cidade, o MON teve seu vão livre completamente ocupado no domingo (11/1), reunindo pessoas de todas as idades para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica da Oficina de Música, formada por alunos do festival.
O concerto regido por Abel Rocha foi dedicado ao universo da dança. A apresentação contou com peças brasileiras como Batuque, de Lorenzo Fernandes; Congada, de Francisco Mignone; e Aquarelas de Sambas, de Cyro Pereira, além de diversos outros títulos nacionais fez o público dançar e interagir. O repertório do grupo também apresentou sinfonias internacionais como Danzón No. 2, de Arturo Márquez e dois clássicos de Pyotr Ilyich Tchaikovsky inspirados na dança: Trepak e a Valsa das Flores.
O concerto da Orquestra Sinfônica foi o primeiro grande evento musical realizado pela Oficina de Música de Curitiba no MON.
A 43ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, patrocínio da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e Itaú Laranjinha. Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.