A Orquestra de Câmara da Camerata Antiqua de Curitiba iniciou nesta segunda-feira (7/7) uma série especial de concertos sociais, com apresentações em oito espaços da cidade. As ações que vão levar música e acolhimento a instituições sociais, casas de repouso, hospitais e escolas inclusivas fazem parte da programação de inverno da Fundação Cultural de Curitiba e irão alcançar mais de mil pessoas ao longo das próximas duas semanas.
Os concertos acontecem fora da temporada oficial da Orquestra e reforçam o compromisso da Camerata em democratizar o acesso à música e promover a arte em diferentes contextos. A primeira apresentação foi realizada no Asilo do Tarumã, com um repertório escolhido especialmente para os projetos sociais da Camerata, obras de Bach, Mozart, tangos de Piazzolla e músicas populares como Beatles.
“São ações que ampliam a presença da música na cidade, especialmente em espaços onde o cuidado e a atenção são essenciais. A música tem esse poder de criar vínculos, de transformar o dia a dia das pessoas”, destaca Janete Andrade, coordenadora da Orquestra.
Os locais que vão receber os concertos são Centro Médico Comunitário Bairro Novo, Casa São Bento, Santa Casa de Misericórdia, Asilo São Vicente, UNIICA Unidade Jardim Botânico, Escola Inclusive nas Artes e Hospital Maternidade Luisa de Marilac.
Temporada 2025
Ao longo do ano, a Camerata Antiqua de Curitiba realiza ainda cerca de 20 concertos, divididos entre os projetos Música pela Vida, que leva apresentações a hospitais e instituições de acolhimento, e Concerto nas Igrejas, iniciativa que amplia o acesso à música clássica em espaços religiosos.
Próximo concertos socias
8/7, 10h30 – Centro Médico Comunitário Bairro Novo (Rua Jussara, 2.234 – Sítio Cercado)
9/7, 10h30 – Casa São Bento – Unidade de acolhimento para pessoas PCD (Rua General Teodorico Guimarães, 48 – Fanny)
10/7, 10h30 – Santa Casa de Misericórdia (Praça Rui Barbosa, 694 – Centro)
11/7, 10h – Asilo São Vicente (Rua São Vicente, 100 – Juvevê)
14/7, 10h30 – UNIICA – Unidade Jardim Botânico (Rua Eleonora Muricy Novaes, 171 – Jardim Botânico)
16/7, 10h30 – Escola Inclusive nas Artes (Rua Amazonas, 1137 – Água Verde)
17/7, 10h – Hospital Maternidade Luisa de Marilac (Av. das Indústrias, 1974 – CIC)