Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Copa 2014

Operadores de estádios participam de oficina de sustentabilidade

Curitiba foi a primeira das 12 cidades sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 a receber uma oficina do Programa de Treinamento em Sustentabilidade dos Estádios. Curitiba, 15/08/2013 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Curitiba foi a primeira sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 a receber uma oficina do Programa de Treinamento em Sustentabilidade dos Estádios.  Durante dois dias (quinta e sexta-feira), operadores das 12 arenas que irão receber jogos estiveram reunidos no Parque Barigüi para trocar experiências sobre o que já vem sendo feito em termos de sustentabilidade e discutir ações que ainda podem ser implementadas, tanto na área de meio ambiente quanto na social. O evento foi organizado pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) e teve o apoio da Prefeitura de Curitiba.

Segundo o diretor executivo do COL, Ricardo Trade, Curitiba foi escolhida para abrir o ciclo de oficinas por sua tradição na área de sustentabilidade. “Nada melhor do que começar este programa por aqui. O mundo já sabe que Curitiba é um exemplo por iniciativas nas áreas de ecologia e sustentabilidade”, declarou na abertura do evento.

A abordagem das oficinas não se restringe ao período da Copa. “Aqui não falamos apenas em Copa do Mundo, mas na vida posterior do estádio. É um legado que deixaremos", disse Trade.
"Desde a época da candidatura para sediar a Copa do Mundo da FIFA, decidimos que a FIFA iria apoiar projetos locais de sustentabilidade, mas desde que não que se limitassem à construção dos estádios", explicou Federico Addiechi, Chefe do Departamento de Responsabilidade Social Corporativa da FIFA. “Para nós, é importante apoiar as operações e a gestão futura destas instalações de forma sustentável.”

Representante do prefeito Gustavo Fruet no evento, o secretário municipal da Copa do Mundo FIFA, Reginaldo Cordeiro, observou que a oficina coincide com os esforços da Prefeitura para tornar a cidade mais sustentável. “A sustentabilidade é um dos temas do programa de governo do prefeito Gustavo Fruet. Nossa cidade já é conhecida como uma cidade ecológica e agora estamos trabalhando para que ela também seja sustentável", disse.

O secretário explicou que o projeto da Arena da Baixada prevê várias ações de sustentabilidade.  “Teremos, por exemplo, o reaproveitamento da água e futuramente a geração de energia solar. A cobertura do estádio está sendo construída de forma a permitir o aproveitamento desta energia”, explicou.

O treinamento para operadores de estádios recebeu também apoio do  Ministério do Esporte. Especialistas nacionais e estrangeiros ministraram palestras. As próximas oficinas estão previstas para novembro de 2013 e fevereiro de 2014, em locais ainda a serem definidos.