De janeiro a julho deste ano, a Guarda Municipal de Curitiba atendeu 2.712 ocorrências no Centro e 100 pessoas foram presas. Os números fazem parte da Operação Centro Seguro, que envolve o trabalho da GM e das forças de segurança estaduais na região.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a maio de 2025 o número de roubos diminuiu de 660 para 575 casos no Centro, uma queda de quase 13% em relação ao mesmo período do ano passado. A incidência de furtos teve redução de 3,84%, com queda de 3.023 registros para 2.907.
A Operação Centro Seguro foi criada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito dentro do projeto Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel neste ano. O trabalho das forças de segurança do município e do governo estadual, com operações contínuas para combater o avanço do tráfico de drogas na área central, foi responsável também pelo aumento das apreensões de entorpecentes na região.
Segundo a Sesp, as apreensões de crack no Centro cresceram 237%, passando de 0,45 kg de janeiro a maio de 2024 para 1,52 kg no mesmo período deste ano. Nos primeiros cinco meses, foram apreendidos 49,8 kg de maconha, um aumento de 204% em relação aos 16,4 kg registrados no mesmo período do ano passado.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, ressalta a importância do trabalho integrado das forças de segurança da Prefeitura e do Governo do Estado. “Dessa forma é possível trazer mais tranquilidade para o cidadão e mapear a criminalidade na região central. Estamos devolvendo o nosso Centro às famílias, com o reforço da segurança com operações permanentes e contínuas na região”, afirmou Vianna.