“Depois de várias tentativas frustradas em casa, agora eu aprendi”, comemorou Nicolas de Souza, 9 anos, após participar da oficina de slime (massinha pegajosa feita com ingredientes caseiros) na manhã desta terça-feira (15/01), no Farol do Saber Emílio de Menezes, no Bigorrilho.
Ele e a prima Nicole de Souza Medeiros, 10 anos, participaram das atividades e adoraram a ideia. No farol, aprenderam a receita da massinha e as proporções corretas dos ingredientes, entre eles espuma de barberar, cola, amaciante e corantes. “Estou adorando, aprendemos até a fazer bolhas grandes com slime”, contou Nicole. A família dela mora próxima ao farol, que fica na Avenida Cândido Hartmann, e todos são usuários da unidade, principalmente para emprestar livros.
Os faróis de praça de Curitiba oferecem atividades diferentes para crianças, jovens, adultos e também para a terceira idade nas férias. Além das oficinas de slime (link da programação abaixo), tem rodas de leitura, tênis de mesa, contação de histórias, jogos de tabuleiro, oficinas com artesãos e de música, atividades com massinha de modelar e bolinhas de sabão, cursos de informática básica e uso de smartphone e até atendimento aos turistas, com orientações sobre pontos turísticos e passeios.
“Tanto adultos quanto crianças podem aproveitar as diversas opções oferecidas, basta consultar a programação e escolher uma atividade”, destacou a responsável pela Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.
Os Faróis do Saber foram criados na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, na década de 1990, como bibliotecas com acesso gratuito à internet. Nesta gestão, as unidades estão sendo remodeladas e transformadas em oficinas de criatividade, com impressoras 3D à disposição e estudantes e da comunidade. São os Faróis do Saber e Inovação, já presentes nas dez regionais da cidade. Este ano, outros 23 serão entregues à população.
Confira aqui a programação completa dos faróis
LEIA MAIS: