Quem passar em frente à Avenida Visconde de Guarapuava, 3.698, e em frente à Praça Oswaldo Cruz na noite desta quinta-feira (21/1) vai ser informado que ali é um dos palcos da 38ª Oficina de Música de Curitiba, assim como todos os lugares de Curitiba.
O prédio vai ter sua fachada transformada em uma grande tela para a projeção de mensagens. As frases lembram que, até 31 de janeiro - dia do encerramento da Oficina – dentro de cada casa tem um palco ou uma plateia do evento.
Em 2021, a Oficina foi até os músicos e o público transformando cada janela em um auditório. Isso graças ao formato adotado para esta edição, inteiramente acessível via internet, em respeito às regras de distanciamento social impostos pela pandemia da covid-19.
A peça de divulgação começa a ser projetada às 19h30 e vai exibir mensagens como “Aqui tem um palco da Oficina de Música de Curitiba” e “Aqui, no vizinho, na sua casa. A Oficina de Música onde você estiver”, por quatro horas.
A ação será realizada em mais dois locais. Na sexta-feira (22/1), na fachada do edifício na Avenida João Gualberto, 2099; e na segunda-feira (25/1), na Alameda Carlos de Carvalho 847, a partir das 19h30.
Reinvenção digital
Com mais de 80 concertos e bate-papos virtuais até 31 de janeiro, a programação desta edição está inteiramente acessível via internet. Músicos e público participam sem sair de casa, em segurança.
A Oficina se reinventou para o formato digital atraindo novos públicos e mais músicos. Artistas e grupos renomados estão em lives e compõem a programação artística. Muitas orquestras nacionais e estrangeiras participam da Oficina pela primeira vez, graças às possibilidades proporcionadas pelos meios virtuais.
As aulas de canto e instrumentos musicais estão sendo realizadas on-line, em formato EAD, e a programação artística está sendo transmitida nas redes sociais. Músicos e plateias podem participar em segurança, assegurando o distanciamento social.
Agenda das projeções
Quinta-feira (21/1) – 19h30 – Avenida Visconde de Guarapuava, 3698, Centro.
Sexta-feira (22/1) – 19h30 - Avenida João Gualberto, 2099, Juvevê.
Segunda-feira (25/1) – 19h30 - Alameda Carlos de Carvalho, 847, Centro.