Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pra você!
Regional Bairro Novo

Oficina de Literatura aborda formas de preconceito

Crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, tiveram uma atividade diferente nesta segunda-feira (7/9). Os alunos do quarto ano da manhã e tarde participaram de uma Oficina de Literatura com a escritora Lindsey Rocha Lagni. Foto: Divulgação

Crianças da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, tiveram uma atividade diferente nesta segunda-feira (7/9). Os alunos do quinto ano da manhã e tarde participaram de uma Oficina de Literatura com a escritora Lindsey Rocha Lagni.

O projeto faz parte da Lei de Incentivo à Cultura. A escritora apresentou o livro Céu e Mar, de sua autoria, com ilustrações de Mari Inês Piekas, inspirado na convivência de Lindsey com crianças vítimas de preconceito, trazendo como pano de fundo a capoeira e a Umbanda, religião genuinamente brasileira.

O personagem central é o menino Lucas, que vivia com a família em Salvador (BA) e que precisa se mudar para o sul do país após um acidente que o abala emocionalmente. Ao chegar na nova cidade, ele tem de encontrar maneiras de superar sua perda, ao mesmo tempo em que precisa refletir sobre assuntos como exclusão e identidade.

“Num primeiro momento, Lucas consegue se integrar na nova cidade e chega a ser goleiro de um time de futebol da escola, mas basta tomar um gol para começar a ser discriminado”, explicou Luzia Simplício da Silva, chefe de Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Bairro Novo.

Paralelamente à história de Lucas, o leitor toma conhecimento sobre religião, costumes, música e outros aspectos da cultura afrobrasileira.

“É muito interessante porque as crianças interagem com a escritora e conseguem perceber situações parecidas no seu cotidiano”, comentou Luzia.

Como o livro também fala na arte da capoeira, no período da tarde, os alunos aprenderam movimentos básicos da luta na quadra de esportes da escola, sob a supervisão do mestre Alexandre de Souza.