As chuvas intensas registradas na noite dessa sexta-feira (7/11) causaram alagamentos pontuais em Curitiba em locais onde a água rapidamente escoou com o fim das precipitações. É o resultado do trabalho que foi intensificado no inverno, quando as chuvas dão trégua e as equipes coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) realizam um intenso serviço de drenagem nos bairros.
A regional onde foi registrado o maior volume de chuva, nessa sexta, foi Santa Felicidade (48,20 mm), segundo o Boletim de Proteção e Defesa Civil de Curitiba. No Butiatuvinha, bairro que faz parte dessa regional, alguns pontos amanheceram com água acumulada, mas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Distrito de Manutenção Urbana (DMU) de Santa Felicidade e também da Sanepar foram deslocadas para fazer a sucção da água parada e identificar possíveis obstruções na galeria de águas pluviais para então providenciar as ações para evitar novos alagamentos.
Solidariedade
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se manifestou nas redes sociais sobre a destruição causada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. “Nossa cidade está à disposição para cooperar com o Governo do Estado, a Defesa Civil e as prefeituras da região, com equipes de apoio, logística e acolhimento”, afirmou o prefeito. “Nosso compromisso: ajudar a reconstruir juntos”, completou.
Intervenções contínuas
Em Curitiba, as equipes realizam intervenções contínuas e planejadas, muitas solicitadas por moradores, para a ampliação de tubulações, implantação de novas caixas de captação e melhorias estruturais para tornar mais eficiente o escoamento das águas pluviais. A Prefeitura mantém diariamente mais de 60 equipes da Smop e da Secretaria do Governo Municipal (SGM) trabalhando nos bairros para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem.
Nestas ações, são realizados serviços como limpeza de caixas de captação, troca de ralos, desobstrução de tubo, correção de erosões nas galerias de águas pluviais e desassoreamento de rios e córregos. São ações preventivas e corretivas que o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, ressalta que são executadas para manter Curitiba preparada para enfrentar as chuvas fortes.
“Cada um desses serviços tem impacto direto na vida das pessoas que vivem nas regiões atendidas, mas também fazem parte de um conjunto maior de intervenções que estamos realizando em toda a cidade para modernizar a infraestrutura de drenagem, como é caso das vias que estão em obras por meio do programa do Inter 2, e das bacias de detenção em execução pela cidade. São medidas para aumentar a resiliência de Curitiba frente a eventos de chuva intensa”, diz Jamur.
Essas intervenções, destaca Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, integram o plano contínuo da Prefeitura para reforçar e ampliar o sistema de drenagem urbana, contribuindo para mais segurança, conforto e qualidade de vida à população.
“Essas ações, embora pontuais, têm grande importância para a população, pois têm a finalidade de minimizar alagamentos em dias de chuvas críticas”, destaca Lucca.
Grandes obras e limpeza de rios
Paralelamente aos serviços para ampliar a drenagem, a Prefeitura de Curitiba investe em grandes obras de macrodrenagem como a implantação da Bacia do Rio Pilarzinho, entre os bairros Mercês e Bom Retiro, concluída no primeiro semestre, e na limpeza e desassoreamento dos rios, córregos, canais e valas de drenagem, fundamentais para ampliar a capacidade de vazão da água da chuva e reduzir os impactos nos bairros.
Além dos rios Belém – um dos mais importantes da cidade, que percorre 37 bairros –, passaram por limpeza os rios Atuba, Vila Guaíra, Ribeirão dos Padilha, Bacacheri, Ribeirão do Muller, entre outros, tornando os bairros mais resilientes às chuvas.
Manter os rios desassoreados é uma ação contínua e essencial para que a água da chuva tenha por onde escoar, evitando transtornos à população e fortalecendo a infraestrutura da cidade.