A Prefeitura de Curitiba retomou nesta segunda-feira (14) as obras na Rua Eduardo Pinto da Rocha, que faz a ligação entre os bairros do Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará. Devido aos trabalhos, o tráfego na região da trincheira sob a BR-376 será interditado e os motoristas terão de utilizar desvios montados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
As obras começam com a recuperação do gabião (estrutura montada sustentar o talude em baixo da trincheira) e serão concluídas com a pavimentação dos últimos 200 metros da via. O asfaltamento da rua estava paralisado desde outubro do ano passado, pois a concessionária da rodovia não permitiu que a Prefeitura atuasse na faixa de domínio da rodovia, enquanto não houvesse a recuperação do gabião.
A Rua Eduardo Pinto da Rocha integra o componente Transporte e Mobilidade Urbana, do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. As obras compreendem uma extensão de 5.500 metros entre as ruas Nicola Pellanda, no Umbará, e Francisco Alves de Oliveira, no Alto Boqueirão. No momento da paralisação faltavam apenas 5% do cronograma para serem executados.
Quando concluída, a via, além de melhorar a interligação entre bairros da cidade, também facilitará os deslocamentos entre o município vizinho de Fazenda Rio Grande e a capital.
“A retomada desta obra era prioridade para a Prefeitura, pois vem sendo muito esperada pelos que precisam trafegar pelo local. Vínhamos negociando com a concessionária desde o início do ano e agora podemos dar esta boa notícia para os moradores da região”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.
Trânsito
Para a obra, haverá um bloqueio de trânsito sinalizado na Eduardo Pinto da Rocha entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Aloysio Ignácio Werlang.
No sentido Boqueirão, o desvio de trânsito deve ser feito através da Estrada do Ganchinho, passando pela trincheira da Rua Antonio Augusto de Brito, novamente Estrada do Ganchinho, Rua Nova Aurora, Rua Tijucas do Sul e Rua Guaçui, até chegar na Rua Eduardo Pinto da Rocha.
Para o sentido Umbará, o desvio de trânsito deve ser feito através da Rua Guaçui, Rua Tijucas do Sul, Rua Nova Aurora, Estrada do Ganchinho, trincheira da Rua Antonio Augusto de Brito e novamente Estrada do Ganchinho, até chegar na Rua Eduardo Pinto da Rocha.
Todas as vias utilizadas serão sinalizadas pela empresa responsável pela obra, com informações sobre os desvios de trânsito da Rua Eduardo Pinto da Rocha.
Nos dois primeiros dias da obra, agentes da Setran estarão na região da trincheira, no bloqueio próximo à Estrada do Ganchinho e na rotatória da Rua Guaçui para orientar os motoristas sobre os desvios de trânsito.