Ir para o conteúdo
Segurança viária

Obra de correção geométrica melhora circulação de biarticulado no Centro

Equipes da Smop, da Setran e da Urbs trabalham na correção geométrica, instalação de gradis e nova sinalização para aumentar a segurança de pedestres na Rua Pedro Ivo, na esquina com a Travessa da Lapa, no Centro, para o desvio dos ônibus biarticulados. Curitiba, 13/02/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) executam nesta sexta-feira (13/2), em caráter emergencial, obra de correção geométrica na esquina da Travessa da Lapa com a Rua Pedro Ivo, no Centro. A intervenção acontece para garantir mais segurança e fluidez à conversão dos ônibus biarticulados que estão desviando pelo local.

A medida foi necessária após a desativação temporária da estação-tubo Eufrásio Correia para o avanço das obras do BRT Leste-Oeste. A estação-tubo Eufrásio Correia foi fechada no último sábado (7/2), em ambos os sentidos, para permitir a continuidade das intervenções do Ligeirão Leste/Oeste.

Com isso, as linhas que realizavam embarque e desembarque no local passaram a operar com desvios de itinerário, e as integrações que ocorriam na estação foram transferidas para a Praça Rui Barbosa, já dentro do novo trajeto adotado durante o período de obras.


Conversão segura

Para assegurar que os biarticulados consigam realizar a conversão com segurança no trecho provisório, foi feito um alargamento da via. A adequação ocorre no cruzamento da Travessa da Lapa com a Rua Pedro Ivo, com um pequeno afunilamento da pista no sentido da Praça Rui Barbosa, o que permite ampliar o raio de giro dos veículos, evitando a ocupação da área destinada aos pedestres.

Além da correção geométrica do ponto, estão sendo implantados gradis de proteção para pedestres e reforçada a sinalização complementar. As medidas têm o objetivo de alertar motoristas e ampliar a segurança de quem circula a pé pela região.

Os serviços são executados pela Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (UTIP), da Smop, e a previsão é de que sejam concluídos ainda nesta sexta-feira. Durante a realização dos trabalhos, agentes da Setran organizam o trânsito para minimizar impactos e garantir a segurança viária no entorno.