Texto: Cristina Rios
| Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Cristina Rios
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A desativação da estação-tubo Eufrásio Correia, no Centro, a partir deste sábado (7/2), vai mudar a rotina dos passageiros que utilizam as linhas de ônibus que param no local: 203 - Sta Cândida/Capão Raso, 250 - Ligeirão Norte/Sul, 303 - Centenário/Campo Comprido e 302 - Centenário/Rui Barbosa.
Com as obras, as linhas e as integrações da Eufrásio serão transferidas para estações-tubo da Praça Rui Barbosa e os passageiros poderão fazer as conexões normalmente.
A única linha que não vai parar na Rui Barbosa será a 250 - Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida, que segue sem desvios até a Estação Central e com itinerário normal.
A estação-tubo Alferes Poli sentido Capão Raso também ficará desativada durante as obras. As demais estações-tubo funcionam normalmente.
Ônibus especial
A partir de segunda-feira (9/2) uma nova linha de ônibus, a especial X48 Eufrásio/Rui Barbosa, passará a fazer o trajeto entre as duas praças, com paradas também na Alferes Poli e Carlos Gomes, para facilitar o deslocamento de passageiros no entorno da praça Eufrásio Correia.
Durante toda a semana, fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs) estarão nos dois pontos, orientando e tirando dúvidas dos passageiros. Como se trata de uma mudança importante, que afeta muitos passageiros, foram também utilizados cartazes nos veículos, comunicação na TV do ônibus e mensagens de áudio dentro dos veículos sobre as alterações.
A reforma da estação Eufrásio Correia faz parte das obras do BRT Leste/Oeste. Quando ficar pronta, a nova Eufrásio Correia será a maior estação-tubo da cidade, com 80 metros, o dobro do tamanho atual, em cada sentido. Terá design inovador, será climatizada e poderá abrigar até 1,2 mil pessoas em cada lado.
Tire dúvidas sobre a desativação
Quanto tempo a estação-tubo Eufrásio Correia ficará desativada?
As obras na Eufrásio Correia fazem parte de um novo lote de intervenções para a implantação do BRT Leste/Oeste, que teve início em setembro de 2025 com prazo estimado de 15 meses.
Eu uso as linhas que passavam na Eufrásio Correia, que serão desviadas para a Rui Barbosa. Mas não faço integrações com outros eixos, eu preciso descer e pegar outro ônibus?
Não. A Rui Barbosa passa a ser apenas o “ponto substituto” da Eufrásio. Após esta parada, as linhas seguem o itinerário normal.
Preciso fazer a mesma integração que eu fazia na Eufrásio Correia. Como ficou essa situação na Rui Barbosa?
Na Rui Barbosa, as linhas de ônibus já vão parar em estações que mantém as mesmas integrações da Eufrásio Correia. O passageiro não precisa se preocupar, é só trocar de linha dentro da própria estação.
Veja a distribuição de linhas e confira os MAPAS com os desvios.
ESTAÇÃO RUI BARBOSA sentido Campo Comprido- em frente ao Colégio São José
302 – Centenário / Rui Barbosa (Rui Barbosa)
303 – Centenário / Campo Comprido sentido Campo Comprido (oeste)
203 – Sta Cândida/Capão Raso sentido Capão Raso (sul)
250 – Ligeirão Norte/Sul sentido Pinheirinho (sul)
ESTAÇÃO RUI BARBOSA METROPOLITANA sentido Pinhais- em frente à Igreja Bom Jesus dos Perdões)
C01 – Pinhais / R. Barbosa sentido Pinhais (leste)
302 – Centenário / Rui Barbosa sentido Centenário (leste)
Todas as linhas da Eufrásio terão desvios para a Rui Barbosa?
Única linha que não vai parar na Rui Barbosa será a 250 - Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida, que segue sem desvios até a próxima parada depois da Eufrásio, a Estação Central, e continua seu itinerário normal. Para integrações, os passageiros do Ligeirão terão que integrar com a linha 203- Sta Cândida/Capão Raso na estação Oswaldo Cruz e seguir para a Praça Rui Barbosa.
É só a estação-tubo Eufrásio Correia que vai ficar desativada?
Serão desativadas a Eufrásio Correia em ambos os sentidos, por conta dos avanços da obra do Leste/Oeste, e também a Alferes Poli sentido Sul (por conta dos desvios das linhas).
As demais estações tanto do eixo Norte/Sul quanto do Leste/Oeste continuam a operar normalmente em ambos os sentidos. A única exceção é a estação Rodoferroviária, que já estava em obras.
É verdade que terei mais possibilidades de integrações da Rui Barbosa?
Sim, além das integrações já mantidas da Eufrásio Correia, o passageiro poderá fazer a chamada integração temporal, com troca de estações e conexão com as linhas convencionais, sem ter que pagar uma nova passagem, por um período de uma hora. Uma das vantagens será a integração entre os expressos em todos os sentidos. Saiba mais aqui
Eu trabalho na região da Eufrásio Correia. Como fica minha situação com os desvios dos ônibus? Vou ficar sem transporte na região?
Não. Na segunda-feira (9/2) entra em operação a Linha X48 - Eufrásio/Rui Barbosa, que vai atender a população que utilizava a estação Eufrásio Correia como ponto de partida ou chegada. A linha funcionará em dias úteis, a partir das 6h. Veja aqui a tabela de horários
A X48 vai ter ponto inicial na Rua Lourenço Pinto (na lateral da Praça Eufrásio Correia), com paradas na Praça Carlos Gomes, Alferes Poli e Praça Rui Barbosa (ponto da linha Novena, na frente da Casa China). Tanto na Praça Carlos Gomes quanto na Rui Barbosa, o passageiro poderá fazer integrações com expressos durante o período de uma hora, com cartão usuário Urbs. Confira AQUI