Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
SUS Curitibano

Novos servidores da Prefeitura tomam posse para reforçar unidades de saúde

Posse de novos enfermeiros na sede do SMAP. Curitiba,16/05/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS.

Segunda-feira (16/5) foi dia de emoções para a enfermeira Avana Mocellin Terra. Ela tomou posse como servidora da Prefeitura de Curitiba, na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no bairro São Francisco. Foram convocados 26 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2016 para a função pública de enfermeiro.

“Eu já não esperava mais [ser chamada]. Fiz a prova há seis anos, quando vi que fui convocada foi uma alegria. Curitiba é exemplo de saúde pública para o Brasil todo, então desde quando terminei a faculdade tenho aqui como um objetivo na minha carreira, diz ela.

Para quem quer trabalhar na saúde pública, Curitiba é um dos melhores lugares para se estar”, comemora Avana, que mora em Campina Grande do Sul e pretende manter dois padrões. Atualmente, ela já trabalha no município de Colombo.

Nesta semana, ela começa a trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista. O local não fica tão longe da unidade de saúde em que ela atende, em Colombo, e Avana sempre gostou da área emergencial.

Com a nomeação de novos servidores, a Prefeitura de Curitiba faz a reposição dos quadros de profissionais estatutários da área da saúde, devido a aposentadorias, exonerações e falecimentos.

Atenção aos prazos

A posse dos enfermeiros foi a primeira de uma série de convocações que a Prefeitura vem realizando ao longo do mês de maio. Foram convocados para entregar os documentos profissionais de mais de 20 cargos diferentes, que prestaram o concurso público em 2019 e 2016 e devem comparecer à sede da Smap nas próximas semanas.

Para conferir a data e a hora que cada candidato deve comparecer, é preciso acessar o edital. Todos estão disponíveis no site de concursos da Prefeitura. Basta acessar, selecionar o cargo de interesse e conferir os últimos documentos publicados. Além da publicação no site, os candidatos também são informados pelo e-mail e Whatsapp cadastrados no ato da inscrição.

Acompanhar os prazos é responsabilidade do candidato, e o mais novo servidor da Prefeitura, Flávio Pinto de Souza Cipriano, sabe bem disso: ele conferiu, semanalmente, desde 2016, o portal de concursos da Prefeitura, à espera do momento em que seria convocado.

“Quando vi meu nome na lista foi um alívio, porque como servidor eu consigo dar uma qualidade de vida melhor para a minha família”, conta Flávio, que é pai de dois filhos pequenos.

O enfermeiro mora em São José dos Pinhais e trabalha na UTI no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. A expectativa agora é se mudar para Curitiba, em uma região próxima da unidade de saúde em que vai trabalhar. “E o plano é passar mais tempo com meus filhos”, explica.

Nas próximas semanas, os novos servidores serão convocados para participar da reunião de integração funcional, onde serão esclarecidas questões importantes relativas à nova fase dos profissionais, como estágio probatório e utilização do Portal do Servidor.