Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Para as unidades básicas

Novos médicos tomam posse como servidores da Prefeitura de Curitiba

Posse de médicos na Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 03/07/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Vinte e três médicos convocados pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) para reunião de nomeação e posse compareceram à sede da Secretaria, no bairro São Francisco, na manhã desta segunda-feira (3/7). Eles puderam escolher entre as unidades básicas de saúde indicadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nos dez distritos sanitários da capital.

Os médicos fazem parte de um contingente de mais de 100 profissionais da área de saúde que foram convocados para posse nesta semana. Nesta terça-feira (4/7), farmacêuticos-bioquímicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos-veterinários e enfermeiros têm reuniões agendadas. Na quarta-feira (5/7) serão nomeados cirurgiões-dentistas.

Otimismo

O médico Ricardo Cunha, 38 anos, é de Manaus e tinha expectativa de trabalhar no Paraná ou em Santa Catarina. Formado em 2019, fez uma pós-graduação ainda em Manaus e trabalhou em municípios do interior amazonense. Ele está otimista com a experiência em Curitiba.

“Vejo no funcionalismo público a segurança da estabilidade e o respeito pelo nosso trabalho. Aqui em Curitiba, vou expandir meus estudos”, disse ele.

Aos 37 anos, Juliana Boni Cruz veio de São Paulo para estudar em Curitiba. Formou-se na capital paranaense pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) onde neste mês começará a trabalhar como professora substituta. Ela teve a oportunidade de conhecer o SUS curitibano na residência.

“Percebi que temos uma população majoritariamente idosa. É importante que a rede tenha profissionais de geriatria”, disse ela que é especializada na área.

“Acredito no serviço público. É onde podemos exercer a medicina de forma mais limpa e ética. E Curitiba tem uma organização melhor do seu serviço do que outras capitais que conheci. Isso nos dá segurança como profissionais”, analisa a médica que vai trabalhar na Unidade de Saúde São Paulo, no bairro Uberaba.

Natural de Maringá, o médico Fernando Castilho Pelloso, de 30 anos, foi um dos que tomaram posse e que trabalhavam na Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e que administra unidades municipais e de pronto-atendimento (UPA). Assim como outros colegas que conciliarão as atividades, ele continuará na Feas meio período e no outro integrará a equipe da Unidade Vila Diana, no bairro Abranches, a que escolheu entre as opções ofertadas.

“Estou na Feas há três anos e trabalhar lá foi um jeito de me inserir no mercado de trabalho. Minha expectativa é poder ser médico de família na Prefeitura futuramente”, disse ele.

Os aprovados que não puderam tomar posse terão 15 dias úteis para a nomeação. Eles foram orientados sobre aspectos relativos à seguridade social, que compreende o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba), regime próprio de previdência, obrigatório a todos os estatutários, a previdência complementar, conduzida pela CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba), e o plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

As equipes da Smap e SMS também orientaram os novos servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba.