O prefeito Eduardo Pimentel acompanhou, nesta terça-feira (16/10), no Parque Tanguá, a entrega de helicópteros, fuzis, viaturas e equipamentos ópticos e táticos para as forças estaduais de segurança. O Governo do Estado investiu R$ 116 milhões na compra dos novos equipamentos, cinco helicópteros, 91 viaturas e 1.544 fuzis, para intensificar o combate à criminalidade em Curitiba e no interior do Paraná.
Eduardo Pimentel destacou a importância do trabalho integrado para trazer mais segurança no dia a dia do cidadão. Em Curitiba, as operações integradas Centro Seguro reúnem a Guarda Municipal e as polícias militar, civil e penal para coibir roubos, furtos, tráfico de drogas e homicídios na região central. Com as operações, houve redução de 9,26% nas ocorrências registradas na região nos primeiros oito meses de 2025 - passaram de 4.264 de janeiro a agosto de 2024 para 3.869 ocorrências no mesmo período de 2025.
“A atuação integrada da Prefeitura e do Governo do Estado e esses novos equipamentos entregues vão trazer ainda mais segurança para a população,” afirmou o prefeito.
Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também enfatizou a boa parceria entre as forças estaduais de segurança e a Guarda Municipal de Curitiba.
"Em Curitiba, existe uma sinergia no trabalho da Secretaria de Segurança com a Guarda Municipal e da Fundação de Ação Social com a Secretaria de Estado da Família, que juntos trabalham com olhar social sobre as questões do Centro”, concluiu o governador.
Redução de furtos e roubos
A Operação Integrada Centro Seguro intensificou o policiamento preventivo e ostensivo, com ações diárias que contribuíram para a redução da criminalidade na região central.
As estatísticas da Guarda Municipal apontam redução dos crimes contra o patrimônio, com a queda de 10,6% nas ocorrências de furtos e redução de 36,7% no número de roubos. Nos primeiros oito meses do ano foram registrados 135 furtos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 151 registros. Em 2025, de janeiro a agosto, foram registradas 67 ocorrências de roubos, e no ano anterior 106 casos na área central.
Os dados da GM apontam também redução das ocorrências de danos contra o patrimônio público e privado, com uma queda 28,5%, com 125 ocorrências nos sete primeiros meses deste ano, e 175 casos em 2024.
Presenças
Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro; os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva, de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, da Comunicação, Cleber Mata, do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e de Administração e Previdência, Luizão Goulart.
Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, e deputados; o defensor público-geral do Paraná, Matheus Munhoz; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Antonio Hiller; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre.