A equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) recebeu, nesta terça-feira (22/7), na sede da Secretaria, no Alto da Glória, engenheiros civis aprovados no concurso público de 2019 e que foram convocados para a posse como servidores municipais. Para cada um deles, a nomeação marca um momento importante na vida.
“Estava no Canadá, onde fui estudar, quando soube que tinha sido chamada. Meu pai fez a entrega de documentos para mim, pois deixei uma procuração”, revela a ex-estagiária e ex-contratada da Secretaria de Obras Públicas (Smop), Natália Alice de Oliveira Longen, de 29 anos.
“O sentimento é muito bom. Estando fora percebi o quanto gostava do trabalho na Prefeitura. Me sinto realizada e muito empolgada com a nova etapa do trabalho, agora como servidora”, diz ela que fez o concurso público pouco antes de concluir a graduação. Natália escolheu trabalhar na Smop, entre as opções oferecidas.
A agora nova engenheira da Prefeitura, Heloísa Chacon, também de 29 anos, estava de férias em Rondônia, quando soube da convocação. A jovem de Londrina mora na região de Curitiba há três anos e vinha acompanhando o assunto pelo site. “Foi um susto quando recebi a convocação. Um turbilhão de coisas passou pela minha cabeça. Estava ansiosa por esse dia”, comemorou.
O curitibano Gustavo Henrique Negrello, de 33 anos, soube que havia sido chamado lendo o Diário Oficial. “Eu me acostumei a conferir o Diário assim que ele sai, no fim da tarde. Quando vi meu nome na lista não acreditei. E fui procurar na minha caixa de e-mail. Achei a convocação entre os spam”, contou. Além do Diário, Gustavo acompanha o site da Prefeitura de Curitiba desde que fez o concurso, há quase seis anos. “Fidelizei. Ler o site virou um hábito. Leio tudo”, relata.
O concurso de 2019 foi o primeiro que ele fez na Prefeitura de Curitiba. “Sempre tive vontade de trabalhar na Prefeitura. Tinha esperança de que seria chamado”, afirmou ele, que escolheu trabalhar na Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Além das publicações no Diário e no site da Prefeitura, as convocações são feitas por telegrama e e-mail, no endereço cadastrado na época do concurso.
É de Santa Catarina a engenheira Francielle Karoline Barbosa Fernandes, de 39 anos. Ex-servidora municipal de Balneário Camboriú, ela não teve dúvidas quando foi chamada para assumir a vaga na Prefeitura de Curitiba.
“Vai ser um desafio porque não conheço a cidade, vim algumas poucas vezes para passear. Estou bem animada e contente de poder participar da organização que é a cidade de Curitiba”, declara admirada. Ela escolheu a Secretaria do Governo Municipal.
Divididos em grupos, os engenheiros que compareceram às reuniões foram recebidos pela gerente da área de concursos do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da SMGP, Bianca Menta, que deu boas-vindas ao grupo, e pelo servidor Marcos Augusto Martins, do Núcleo de Gestão de Pessoal – Central. Eles orientaram os novos servidores sobre o pagamento do salário, plano de saúde, previdência e aspectos importantes relacionados à vida funcional.
Os candidatos puderam escolher as vagas por ordem de classificação dentre as opções: Obras, Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Governo Municipal, Finanças, Meio Ambiente, Urbanismo, Defesa Social e Trânsito e Educação. Foram convocados 25 engenheiros civis.
Outras carreiras
Também para esta terça-feira (22/7), mas à tarde, foram convocados um engenheiro agrônomo, dois biólogos e oito nutricionistas aprovados no concurso de 2019.
Já na quarta-feira (23/7) haverá reuniões de posse com fisioterapeuta e médicos do trabalho e perito, todos aprovados no concurso de 2022.
A recomendação aos candidatos que fizeram algum concurso da Prefeitura é para que acompanhem as publicações pelo site.