O Departamento de Gestão de Risco da Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que, durante a última madrugada, o bairro Novo Mundo recebeu o volume máximo de chuvas (21 mm) e o Pilarzinho, o menor (13 mm), com ventos de 59,7 quilômetros por hora.
A adoção do novo Sistema de Alerta e Gestão de Risco – Curitiba Resiliente –, que passou a ser seguido pela Prefeitura de Curitiba em março deste ano, colabora parta evitar que temporais e fortes chuvas representem ameaça à população.
O sistema tem como objetivo prevenir, evitar, reduzir e preparar a cidade para enfrentar desastres. Para tanto, há necessidade da interpretação e cruzamento de dados fornecidos por projetos implantados por órgãos como Cindacta II, Centro Nacional de Monitoramento e alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional das Águas (ANA) e Simepar.
Esses órgãos cooperam com as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.
O protocolo do Sistema de Alerta de Gestão de Risco determina quatro níveis de atenção: verde (chuvas acumuladas de até 40 mm e/ou ventos até 50 km/h), amarelo (chuvas acumuladas nas últimas 12 horas entre 40 mm e 70 mm com ventos entre 50 km/h e 60 km/h), laranja (chuvas entre 70mm e 100 mm com ventos entre 60 e 90 km/hora) e vermelho (chuvas acumuladas nas últimas 12 horas acima de 150 mm e/ou ventos acima de 90 km/h).
Ações
Uma das medidas importantes na prevenção de alagamento e desastres da cidade é o monitoramento da quantidade de água da chuva através de uma rede de equipamentos, denominados pluviômetros, espalhados por diversas regiões de Curitiba.
Atualmente a capital conta com 11 pluviômetros que foram instalados no ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em locais estratégicos para a cidade. Nesta primeira etapa foram selecionados os pontos com histórico de alagamentos.
Os pluviômetros são alimentados por painéis solares e os dados obtidos (quantidade de chuva) são transmitidos em tempo real para o Cemaden. O Centro é responsável pelo processamento, análise e mapas técnicos, que ficam disponíveis no site para consulta dos órgãos municipais – Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil.
As medições pluviométricas ocorrem, em média, de hora em hora, porém quando há precipitação, as medições são feitas de 10 em 10 minutos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, explica que o sistema de Curitiba é baseado na redução do risco através da ação conjunta e do conhecimento da área e dos processos naturais perigosos, planejamento do território, orientação de obras, orientação de atividade e ação integrada das forças sociais.
A rede de monitoramento de dados em Curitiba é complementada com as informações repassadas pelas estações telemétricas - da Agência Nacional das Águas (ANA) – instaladas nos rios Belém e Barigui, que tem como função monitorar o nível desses rios, e pelas previsões metereológicas do Cindacta II e Simepar, através da leitura dos dados de satélites.
O cruzamento de todas essas informações auxilia no planejamento de ações a serem tomadas pela SMMA e Defesa Civil em caso de enchentes ou desastres.