Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura faz! Curitiba vê

Novas calçadas facilitam acesso de usuários a hospital de reabilitação

Revitalização de calçadas no entorno do Centro Hospitalar do Paraná no Cabral. Curitiba, 25/08/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Pacientes e seus familiares agora conseguem chegar ao Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná Ana Carolina Moura Xavier, no bairro Cabral, com mais segurança e conforto. A Prefeitura revitalizou cerca de 600 metros de calçadas que circundam o hospital, nas ruas dos Funcionários, Quintino Bocaiúva, Coronel João Alencar Guimarães Filho e Avenida Paraná.

Realizada pelo Distrito de Manutenção Urbana Matriz da Secretaria do Governo Municipal, a obra também facilita o caminho entre o centro hospitalar e o Terminal Cabral. As calçadas agora têm faixa central acessível em concreto e laterais em petit pavé ou grama. Há rampas acessíveis em todas as esquinas, possibilitando que o usuário com mobilidade reduzida se desloque sem dificuldades.


Olhar da acessibilidade

Para a escritora especialista em conteúdo médico Andreza Martins, a rotina dos pacientes do hospital foi facilitada com a revitalização. “Eu me perguntava, estamos em frente a um hospital de reabilitação e não temos acessibilidade? Mas agora mudou, foi uma obra muito importante", disse ela.

Andreza passa pelo local pelo menos uma vez por semana há um ano. Ela leva o pai, Ubiratan, que utiliza cadeira de rodas, para fisioterapia e terapia ocupacional no hospital. Moradores do Atuba, eles vão até lá de ônibus.

“Quando você tem alguém na família com alguma deficiência física seu olhar muda e você começa a entender melhor a necessidade desse tipo de cuidado e como faz diferença”, destacou Andreza.


Nota 10

A aposentada Adevair Quevedo João e o filho, Roverson Carlos João, que sofreu uma lesão cerebral durante um assalto em 2023, são outros frequentadores regulares do Centro de Reabilitação. “Para descer essa rua (Quintino Bocaiuva) era perigoso escorregar nas pedras e cair. No dia em que eu vi as novas calçadas eu já disse, nota 10!”, contou Adevair.

Morador de Bocaiúva do Sul, município a cerca de 40 km de Curitiba, Aldair Machado utiliza os serviços do Centro de Reabilitação desde novembro do ano passado, quando precisou amputar a perna por causa de uma trombose. “Quando eu comecei a vir era complicado, principalmente para gente tipo eu, que usa muleta ou cadeira de rodas. Agora ficou bacana”, contou Adevair.

As calçadas já estão prontas e a equipe está trabalhando em fase de finalização nesta última semana de agosto, aplicando os retoques finais, como a grama dos canteiros.