Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ecocidadão

Nova Usina de pet melhora trabalho de catadores e preserva o meio ambiente

O programa Ecocidadão acaba de ganhar um novo e importante reforço. Curitiba ganhou nesta segunda-feira (2) uma usina de beneficiamento de pet, o que irá melhorar ainda mais as condições de trabalho e renda dos catadores de material reciclável da cidade. Curitiba, 02/07/2012 Foto:Jaelson Lucas/SMCS

O programa Ecocidadão acaba de ganhar um novo e importante reforço. Curitiba ganhou nesta segunda-feira (2) uma usina de beneficiamento de pet, o que irá melhorar ainda mais as condições de trabalho e renda dos catadores de material reciclável da cidade.

A usina transformará, em média, 56 toneladas de garrafas pets por mês em insumo utilizado nas indústrias plástica e têxtil. O beneficiamento representa um ganho direto na renda dos catadores, pois 70% do que for arrecadado com a venda dos insumos irá direto para eles.

“Estou muito feliz, pois poderei dar melhores condições de vida aos meus quatro filhos”, disse Maria de Lurdes Oguilem. Catadora de material reciclável há 15 anos, ela irá agora trabalhar dentro da usina e sua renda mensal irá melhorar. “Vai ser muito bom não precisar mais ir para as ruas”, comentou.

Terezinha Andonina da Rosa tem a mesma opinião. “É muito bom pensar que vou trabalhar aqui dentro, sem ter que ficar andando por aí”, disse. Há cinco anos, Terezinha trabalha com coleta de materiais recicláveis.

Ela apontou como grande vantagem do programa Ecocidadão o fato dos coletores associados não acumularem lixo em casa, já que levam o material direto para as associações, o que deixa as residências mais limpas e espaçosas.

O presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente (Acampa), Floriano Pereira da Silva, afirmou que o programa Ecocidadão e, em especial, a usina de processamento de pets, são um verdadeiro presente que a categoria ganhou.

“O Ecocidadão tornou o nosso sonho possível”, disse. Ele referiu-se à dignidade resgatada pelos catadores de material reciclável, graças ao programa. “E termos melhorado a renda mensal também é muito bom”, complementou.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, afirmou que o programa Ecocidadão é um reconhecimento à importância do trabalho desempenhado pelos coletores de material reciclável à cidade de Curitiba.

“Eles perdiam muito dinheiro na intermediação da venda do material coletado. O programa tem como um dos principais objetivos encurtar esta intermediação, aumentando a renda dos catadores”, explicou. O aumento de renda chega a ser superior a 200%.

Ecocidadão -  Desde 2007, já foram implantados 13 parques de recepção de recicláveis com a infraestrutura necessária para o trabalho dos catadores. No mês passado, um convênio de R$ 26 milhões foi assinado entre a Prefeitura de Curitiba e o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O repasse permitirá a construção de 13 novos parques de recepção de recicláveis do projeto Ecocidadão, sendo seis ainda neste ano, além de muitos novos equipamentos, incluindo mais de 500 carrinhos elétricos. A meta é que até o ano que vem, mais de 1500 catadores da cidade se associem ao programa. No último mês, os mais de 300 catadores atualmente cadastrados foram responsáveis pela coleta de 300 toneladas de material.

Usina de pet - Instalada na CIC, a primeira Usina de Beneficiamento de Pet do programa Ecocidadão irá incrementar a reciclagem já realizada. As garrafas pet serão transformadas em flake, insumo utilizado nas indústrias plástica e têxtil.

A usina processará em média 56 toneladas de garrafas pets por mês, enviadas dos 13 parques do Ecocidadão e da Unidade de Valorização de Recicláveis, operacionalizada pelo Instituto Pró-Cidadania - IPCC.

Em dezembro de 2011 foi formalizado convênio de parceria entre Instituto Pró-Cidadania – IPCC ,  a Associação de Catadores de Materiais Reciclável Parceiros do Meio Ambiente - ACAMPA , Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Curitiba para gestão da Usina de Beneficiamento de Pet .

Os recursos financeiros obtidos com a comercialização do material processado (flake), serão revertidos em favor do programa Ecocidadão e de seus associados. A previsão é que 20% sejam destinados para manutenção, ampliação, investimentos e formação de capital de giro para compra de material bruto, entre outras despesas Usina de Pet.

Cerca de 70% da renda serão destinados às associações e cooperativas integrantes do Projeto Ecocidadão, com o objetivo de melhorar as condições dos catadores e a aplicação nos programas sociais. Os outros 10% serão destinados ao fundo de reserva do projeto, para garantir a autosustentabilidade do mesmo.

Números - A geração de resíduos em Curitiba atualmente é de 1.880 toneladas por dia, das quais 554 toneladas são separadas para a reciclagem. A coleta formal, realizada através do Programa Lixo que não é Lixo e Câmbio Verde, recolhe em média 92 toneladas por dia, sendo que o restante é recolhido pelos catadores de material reciclável.

A atividade dos catadores representa um grande benefício para a sociedade e o meio ambiente, viabilizando a coleta e a separação dos materiais, cuja classificação atinge aproximadamente 40 espécies, garantindo melhor valor no mercado.

Também participaram da inauguração da usina o administrador regional CIC, José Dirceu de Matos; a presidente do Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC), Helena Pereira de Oliveira, e o gerente de Negócio de Desenvolvimento Sustentável do Paraná do Banco do Brasil, Márcio Alexandre Rockenbach.

Serviço

Usina de Beneficiamento de Pet

Rua Francisco Szurek, 7161 esquina com Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira – CIC