Uma nova linha de ônibus começará a circular neste fim de semana em Curitiba. O especial Ligeirinho Boqueirão irá operar somente aos domingos e fará a ligação entre os terminais Pinheirinho e Boqueirão. A nova linha irá substituir o Ligeirinho Sítio Cercado aos domingos.
A mudança está sendo feita em função da baixa demanda de passageiros que se deslocam aos domingos até o Terminal Guadalupe com o Ligeirinho Sítio Cercado uma vez que nesta rota há uma série de opções com três linhas de Expresso e duas de Ligeirinho. Esses usuários contam com as linhas Pinheirinho/Rui Barbosa, Expresso Boqueirão, Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes além dos Ligeirinhos Pinheirinho/Santa Cândida e Boqueirão Centro Cívico.
Também em função da baixa demanda o Ligeirinho Centenário deixará de circular aos domingos. A mudança vai ocorrer a partir do dia 28. Para o trajeto, o usuário tem a opção do biarticulado Centenário/Campo Comprido.
Outro ônibus que vem circulando praticamente vazio no fim de semana é o Menonitas, que liga os terminais Sites e Boqueirão. A partir do próximo dia 27, o último horário do Menonitas no sábado será às 14h45, saindo do Sites e voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira.
A linha Menonitas foi criada há mais de dez anos com o objetivo de atender pessoas com deficiência, uma vez que à época o índice de acessibilidade no transporte ainda era baixo. Hoje, quase 93% da frota de ônibus e 90% das estações tubo atendem aos critérios de acessibilidade. Ou seja, o usuário de cadeira de rodas que se desloca nesse trajeto já não depende da linha.
Alterações na operação nos fins de semana
Especial Ligeirinho Boqueirão
É uma nova linha que irá circular somente aos domingos. Começa a operação no dia 21 de junho e, nos dias em que estiver transitando, substituirá o Ligeirinho Sítio Cercado.
Ligeirinho Sítio Cercado:
Deixa de circular aos domingos, a partir deste dia 21 de junho. A ligação entre os terminais Pinheirinho e Boqueirão será feita pelo especial Ligeirinho Boqueirão. Opções para deslocamentos para o centro: Expresso Pinheirinho/Rui Barbosa, Expresso Boqueirão, Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes; Ligeirinho Pinheirinho/Santa Cândida e Ligeirinho Boqueirão/Centro Cívico.
Ligeirinho Centenário
Deixa de circular aos domingos, a partir do próximo dia 28. A opção no trajeto é o biarticulado Centenário/Campo Comprido.
Menonitas
A partir do sábado, 27, deixa de circular a partir da tarde de sábado e no domingo. O último horário, saindo do Sites, será às 14h45 de sábado.