O programa Nossa Feira chegou nesta terça-feira (28) ao bairro Novo Mundo. A 17ª unidade do programa começou a funcionar na Rua Rosalino Mazziotti com oferta de hortifrútis a R$ 1,99 o quilo. Em média, cada edição da feira vende 10 toneladas de alimentos por dia. A nova unidade do Novo Mundo deve atender em torno de 800 famílias por dia de funcionamento, que acontecerá todas as terças-feiras.
“Esta unidade foi instalada para atender a um pedido dos moradores. Ela vem suprir uma carência na região, que tem poucos estabelecimentos comerciais de abastecimento”, disse o secretário municipal de Abastecimento, Marcelo Munaretto.
Segundo o secretário, ao chegar a 20 pontos de abastecimento, o programa confirma seu sucesso. “O Nossa Feira garante o consumo primordial das classes C e D, além de ter um papel importante na organização da cadeia produtiva, permitindo que os produtores ganhem espaço no mercado, aumentem o volume de oferta e ampliem o ganho financeiro, de forma bem distribuída”, completou.
Até a próxima sexta-feira, mais três unidades serão inauguradas: no Campo do Santana, Xaxim e Campo Alegre (CIC). No sábado (2/7), ainda será lançado um projeto-piloto do programa em uma área coberta ao lado do Armazém da Família, no bairro Parolin. Na abertura da segunda unidade do Uberaba, na Regional Cajuru, na segunda-feira (27), foram vendidas 12 toneladas de alimentos.
Nas primeiras horas de funcionamento da feira, muitos consumidores já formavam fila para aproveitar as ofertas. Uma das primeiras a entrar na barraca de mercadorias foi Leila Sado Weirich. Ela deixou o local com cerca de oito quilos de frutas e hortaliças e gastou em torno de R$ 16. “Esta feira tem que vir para ficar, porque o preço é muito bom e a qualidade é de primeira. A diferença para os mercados comuns é muito grande. O povo daqui precisava um local assim, com verdura fresca e nova”, disse.
Outra que aproveitou para abastecer a geladeira foi a dona de casa Helen Teixeira. Acompanhada pelo marido, saiu carregando várias sacolas, com 16 quilos de alimentos. “Achei muito barato e a qualidade é excelente. Nós não tínhamos uma feira deste tipo no bairro. Vou virar freguesa”, comentou.
Inaugurações
As novas unidades do programa Nossa Feira irão beneficiar as populações de cinco bairros de Curitiba – Uberaba, Novo Mundo, Campo do Santana, Xaxim e CIC – até o fim desta semana. Serão 20 feiras realizadas de segunda a sexta-feira em diversos bairros da cidade, com produtos vendidos diretamente por cooperativas de agricultores familiares.
As Nossas Feiras funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 21 horas – no período de inverno, das 16h às 20 horas. Confira as datas de inauguração e os endereços das próximas unidades:
Quarta-feira (29) – Campo do Santana, na Rua Reynaldo Tortato, entre a Rua Angelo Tozim e a Rua Diamira Valério Ruthes, na Praça Reinaldo Alberti.
Quinta-feira (30) – Xaxim, na Rua Arcedino Rosa Neves, entre a Rua Helcio da Cunha Ajuz e a Rua Vereador Oswaldo Nascimento.
Sexta-feira, (1º/07) – Campo Alegre (CIC), na Rua Nossa Senhora das Cabeças, entre a Rua Sebastião Ribeiro Batista e a Rua Silvio Duarte, Praça da União.
Sábado (2) – Parolin (projeto-piloto), em uma área coberta ao lado do Armazém da Família do bairro, na Rua Professor Plácido e Silva, 860. Esse ponto funcionará aos sábados, das 9 às 13 horas.
Veja os locais e dias de funcionamento das outras 15 unidades do Nossa Feira:
Segunda-feira
Sítio Cercado – Rua Joaquim de Melo, entre a Rua dos Pioneiros e a Rua José Alceu Sabatkeno, em frente ao Terminal Sítio Cercado.
Capão da Imbuia – Rua Dra. Juracy Riquelme, entre a Rua Frederico Stadler Junior e a Rua Clávio Molinari.
Centro – Praça 19 de Dezembro, lateral com a Rua Paula Gomes.
Terça-feira
Caiuá – Rua Hilda Cadilhe, entre a Rua Raul Pompéia e a Rua Álvares de Azevedo, próximo ao Terminal Caiuá.
Centenário – Av. Jornalista Aderbal Gaertner Stresser, entre a Rua Eduardo Engelhardt e Rua Deputado Acyr José – Conjunto Mercúrio.
São Braz – Rua Brasilio José Betezek, entre a Rua Antonio Escorsin e a Rua Juruaçú.
Quarta-feira
Alto Boqueirão – Rua Ayrton Leal da Silva, junto ao eixo de lazer, esquina com a Rua Francisco Derosso.
Bairro Alto – Rua Epaminondas Santos, entre a Rua Rio Iriri e a Rua Rio Xingu.
Barreirinha – Estacionamento do Parque da Barreirinha, na Av. Anita Garibaldi.
Quinta-feira
Tatuquara – Rua Pero Vaz de Caminha, esquina com a Rua Enette Dubard, próximo ao Centro de Atividade Física Tatuquara.
Pilarzinho – Rua José Morais, entre a Rua Amauri Lange Silvério e a Rua Saturnino Arruda dos Santos.
Vila Lindóia – Rua Conde dos Arcos, entre a Av. Santa Bernadete e a Rua Galileu Galilei.
Sexta-feira
CIC – Rua Jair Coelho, ao lado do Colégio Estadual Eurides Brandão.
Uberaba – Rua Soldado Vicente Pereira Miranda, entre a Rua Deputado Tenório Cavalcanti e a Rua Francisco Licnerski.
Capão Raso – Rua José Zaleski entre a Rua Laudelino Ferreira Lopes e a Rua Francisco Biscardi.
Assista esta reportagem em vídeo AQUI.
