Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fim da poeira e da lama

No Pinheirinho, asfalto chega como presente de aniversário para dona Antônia

Asfalto no saibro na Rua Manoel Mendes, no bairro Pinheirinho. Na imagem Sec. de obras Rodrigo Rodrigues, moradores da região e Prefeito Rafael Greca - Curitiba, 08/07/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ao completar 68 anos de vida, comemorados no dia 30 de junho, a aposentada Antônia Ramos Pereira recebeu um presente especial que aguardava havia mais de vinte anos. Do portão de casa acompanhou as equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) darem início a obra de pavimentação da Rua Manoel Mendes, no bairro Pinheirinho.

Os serviços em execução também incluem implantação de sistema de drenagem e foram vistoriados na tarde desta sexta-feira (8/7), pelo prefeito Rafael Greca acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

A rua é uma das três da Regional Pinheirinho que terá o pavimento primário coberto por asfalto e receberá infraestrutura completa de drenagem partir da sexta etapa do programa Asfalto no Saibro. A intervenção na Rua Manoel Mendes ocorre no trecho de 102 metros entre as ruas Brigadeiro Eduardo Gomes e Adão Ordakowski.

“Aqui vamos fazer agora o asfalto, mas a dona Antônia, amiga de longa data, conheci ainda na minha primeira gestão como prefeito da cidade, nos anos de 1993, quando aqui estivemos para implantar obras de macrodrenagem. Estamos todos muito felizes de ver que ficará arrumada. Viva o Pinheirinho”, disse Greca.

Recebido pelos moradores da rua, o prefeito ouviu o relato emocionado de dona Antônia que relembrou a conquista do passado.

“Há mais de vinte anos eu escrevi uma carta solicitando manilhas na rua para livrar a gente da enchente e fui atendida. Agora a solicitação era pelo asfalto e as obras, que alegria, começaram bem no dia do meu aniversário. Sinto foi um presente especial”, contou a aposentada.

Acompanharam a vistoria o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; e o administrador da Regional Pinheirinho Reinaldo Boaron, o engenheiro fiscal da obra Leandro Cunha e gestores da administração regional Pinheirinho.  

Boca de lobo e meio-fio

As obras na via que corta o Rio Arroio Pinheirinho começaram pelos serviços de drenagem, com construção de galerias de águas pluviais, implantação de bocas de lobo e meio-fio. O passo seguinte foi a marcação e topografia da via, para que, na próxima semana, avancem os trabalhos para implantação da sub base e para preparar o piso para receber o novo pavimento. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e fazem parte do programa Asfalto no Saibro, que atualmente está na sexta etapa.

Clarice Gomes Lopes, 76 anos, também foi ao encontro do prefeito para contar da alegria de ver a rua onde mora há mais de 20 anos ficar livre do saibro.

“Queríamos muito viver em uma rua com asfalto. A obra começou e estamos muito felizes porque a gente se sente reconhecido como cidadão”, disse Clarice.  

Obras na cidade

Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2019, o programa Asfalto no Saibro tem ações espalhadas por toda a cidade. Na Regional Pinheirinho, que abrange os bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho, já foram concluídas oito ações que asseguraram 1,5 km de asfalto em ruas antes sem infraestrutura.

Além da Rua Manoel Mendes, outras duas vias ficarão livres da poeira e da lama a partir do programa Asfalto no Saibro: a Rua Wilson Stadler, que receberá obras no trecho de 185 metros, entre o pavimento existente e a Rua Reinaldo Stoco e a Rua Albo Brunetti, que receberá asfalto em 358 metros entre as ruas Baldur Magnus Grubba e Rua Alfredo Ott, no bairro Novo Mundo.

Mas o programa de pavimentação do município abrange outras frentes de ação, como requalificação das vias também a partir de obras de reciclagem, fresa e recape do asfalto. Somadas, as obras já executadas e em andamento estão garantindo 70 km de asfalto novo nas ruas dos cinco bairros que formam a região.  

“São obras e serviços para o bem-estar das pessoas, que implicam em mais segurança e conforto nos deslocamentos e ambientes mais confortáveis para se viver”, diz o secretário municipal de Obras PúblicaS, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Pelos bairros

A sexta etapa do programa é composta por dez lotes, dos quais sete já estão com obras em andamento e três aguardam processos licitatórios. No total, a nova fase beneficiará 91 ruas (algumas receberão obras em mais de um trecho) de 16 bairros da cidade que serão contemplados com 28 km de pavimento em asfalto e infraestrutura de drenagem. O investimento será de R$ 37,6 milhões. Os sete primeiros lotes iniciados desta etapa somam 63 intervenções que vão garantir a requalificação de 61 ruas em dez bairros (21 km de asfalto).

 

LEIA MAIS

- Asfalto melhora a vida de moradores do Novo Mundo e Capão Raso

- Prefeito vistoria obra de asfalto em rua do Rio Bonito do Iguaçu

- Asfalto no Saibro: Ruas do Uberaba e Alto Boqueirão dão adeus ao pó e à lama

- Greca vistoria obras no moradias Janaína; ruas ficarão 100% asfaltadas